Estratégia da Globo dobra Ibope


Em apenas dois dias, a Globo promoveu uma reviravolta histórica em seus índices de audiência. A estratégia foi “atrasar” toda a programação vespertina em cerca de 45 minutos.

Deu certo: nesta terça-feira, a emissora quase dobrou o ibope entre 15h e 18h, segundo dados de ibope ainda não-consolidados.  A tática da Globo é atrasar ao máximo o início do horário das novelas. Na segunda, esse atraso ficou em torno de 20 minutos, mas nesta terça chega a quase 45 minutos.

“Malhação”, por exemplo, entrou no ar apenas às 18h10, após o filme infantil “Eloise no Plaza” (Eloise at the Plaza). No ibope minuto a minuto (não consolidado), o filme registrou média em torno de 22 pontos. Isso representa quase o dobro do que a Globo vinha obtendo até a semana passada no mesmo período.

Com as mudanças, nenhuma novela da Globo entrará mais em suas históricas faixas de horário. A novela das 18h passa para as 18h40. A das 19h, para as 19h30, e assim por diante. Na tarde desta terça-feira, durante um minuto, a Record chegou a ficar em 5º lugar, com 1,3 ponto apenas, com a reapresentação da novela “Prova de Amor”.

Há muito tempo não se via a Record chegar a tão baixo ibope. Nesse minuto “escuro”, esteve atrás de Globo (22), Band (6), SBT (2,3) e, pasmem, Gazeta (1,8 ponto). Cabe lembrar que a aferição do ibope consolidado só poderá ser analisada amanhã. A consolidação jamais muda mais do que dois pontos (para mais ou para menos) os ibopes registrados previamente. Mesmo assim pode mudar algumas “cores” dos resultados em tempo real.

Na segunda-feira, os números do ibope já se mostravam altamente favoráveis à Globo, com crescimento de até sete pontos em vários programas. Mas hoje esse número chegou a dez pontos. Ainda é cedo para avaliar se a guinada positiva da Globo é definitiva e como as demais emissoras reagirão. Uma das hipóteses para o “terremoto” do ibope é que, ao alterar de surpresa toda sua programação, a Globo teria driblado Record e demais emissoras –porque Record, SBT e mesmo a Band pautam sua grade de acordo com o que a líder anuncia que exibirá.
Uol

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: