Masturbação faz bem à saúde dos homens idosos


A masturbação pode fazer bem à saúde dos homens – ou mal, dependendo da idade. Segundo um artigo publicado no British Journal of Urology, jovens de 20 e 30 anos que se masturbam freqüentemente podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata, enquanto homens acima dos 50 diminuem o risco da doença quando fazem da prática uma constante.

De acordo com o estudo, o câncer de próstata é causado pela testosterona, o hormônio sexual masculino. Homens com altos níveis dessa substância tendem a ter mais desejo sexual e mais câncer de próstata, mas após os 50, a masturbação pode proteger a glândula contra doenças por remover toxinas que se acumularam durante a vida.

Segundo o jornal The Independent, a pesquisadora que liderou o trabalho, Polyxeni Dimitripolou, explicou que, à medida que o homem envelhece, o organismo acumula toxinas através dos pulmões e da alimentação. A atividade sexual, porém, é capaz de ajudar a eliminar esses resíduos.

Já nos homens mais jovens, a masturbação excessiva pode ser prejudicial porque a próstata ainda está crescendo e se encontra mais suscetível a mudanças hormonais.

Para a pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de Nottingham, foram entrevistados mais de 400 homens diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos. Eles relataram seus hábitos sexuais nas décadas anteriores. Os entrevistados eram na maioria homens mais velhos, já que a incidência deste tipo de câncer em homens com menos de 50 anos é bastante incomum.

O foco, no entanto, era estudar as ligações entre a doença e a atividade sexual na juventude, para avaliar se há consequências no longo prazo.

Os cientistas concluíram que aqueles que foram mais ativos sexualmente durante seus 20 anos – seja por relações sexuais ou masturbação – estão mais propensos a ter câncer. Já os homens acima de 50, com uma vida sexual ativa – masturbação e sexo mais de 10 vezes por mês – podem contar com uma pequena proteção contra a doença.

Para Polyxeni, o estudo apenas abre o assunto para o debate. Segundo a pesquisadora, as ligações entre masturbação e câncer de próstata precisam ser mais bem explicadas.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Sabiano  On abril 6, 2017 at pm:26 pm

    E para a mulher idosa? Masturbaçao também faz bem?

  • jonasconrado@zipmail.com.br  On novembro 18, 2016 at pm:13 pm

    bater punheta 4 vezes ao dia é a minha média e aí o que faço para parar pois não consigo o que faço

  • JULIO CEZAR DA SILVA SILVA  On agosto 7, 2016 at am:41 am

    tenho 71 anos tenho tanto tesão que masturbo ate 3 vezes por dia isso é bom ou ruim

    • Tião  On maio 25, 2017 at am:43 am

      Olha se você faz todo dia pode ser prejudicial ,porque tudo em excesso prejudica apesar de você ser um garotão sadio

  • Humberto  On outubro 4, 2015 at pm:45 pm

    Para mim o texto foi muito vago.

  • Lucas  On fevereiro 18, 2015 at pm:55 pm

    Tenho 65 anos e minha esposa 61 e lemos juntos esses comentários. Depois vimos alguns vídeos de sexo oral na internet e resolvemos experimentar. Primeiro eu fiz sexo oral nela e ela teve um orgasmo gigante. Depois ela fez em mim e não parou até me fazer gozar. Foi um prazer tão grande que tivemos que agora fazemos pelo menos 3 vezes por semana. É uma delicia!!

    • Izaelmazola@gmail  On abril 14, 2016 at pm:40 pm

      A gente faz aquilo que gosta de fazer.

  • Jose  On novembro 16, 2014 at pm:17 pm

    Tenho 68 anos e uma elevada taxa de testosterona. Tenho me masturbado com frequência e o meu sêmem é grosso e leitoso. A quantidade expelida é quase a mesma de quando eu era jovem. A ereção é praticamente a mesma. Tenho me masturbado com frequência. Tenho Hipertrofia Prostática Benígna e faço exames todo a ano para prevenir surpresas desagradáveis.Não há histórico de câncer de próstata em minha família. Meu pai faleceu com 97 anos e sem problemas de próstata

  • Henrique Manoel Corrêa  On novembro 16, 2013 at pm:29 pm

    Gostei de saber que a masturbacao e boa para saude do idoso assim posso continuar com meu prazer e sonhar com minha companheira de muitos anos partiu.

  • Roberto  On setembro 23, 2013 at am:42 am

    Tenho 64 anos e minha vida sexual estava muito ruim. Minha mulher queria mais eu não conseguia manter uma ereção satisfatória. Cheguei a broxar algumas vezes no meio do ato e por fim já não conseguia mais ter ereção para penetração. Ela não entendia e achava que eu tinha uma amante e não a desejava mais….(quem dera que fosse isso). Um dia depois de uma discussão na cama pedi para ela “brincar” (masturbar) o meu pênis e me fazer sexo oral. Depois de alguns minutos tive uma ereção enorme. Pedi para ela continuar fazendo até o fim. Na hora que fui gozar ela tirou da boca e ficamos olhando eu gozar na sua mão. Foi um espetáculo. Sem largar meu pênis engatamos um 69 e fiz ela ter vários orgasmos e dessa vez ela engoliu tudo quando gozei pela segunda vez. A sensação foi tão boa para nós que hoje passamos a tomar banho juntos todos os dias e não temos nenhum pudor em passar horas no banho nos masturbando e fazendo sexo oral. Até o meu PSA que era 4.0 passou para 1,38. Como meu urologista diz, é a baixa atividade sexual que dá problemas de próstata.

  • kael  On julho 17, 2013 at pm:12 pm

    Que legal!!!

    • Rui  On março 1, 2016 at pm:46 pm

      Cara, vc é um homem de sorte!!!!!!!!

  • Marcos  On julho 12, 2013 at pm:10 pm

    Quando ainda namorava minha esposa, ela me masturbava quase todos os dias. Ainda existia o tabu da virgindade, então a única forma de aliviar era na masturbação. Nos dois anos de namoro a coisa evoluiu para o sexo oral que ela passou a fazer divinamente. Após o casamento, passamos a fazer sexo vaginal mas sempre começávamos e terminávamos com a masturbação e sexo oral. Essa preferencia dela sempre me agradou muito e mesmo com 65 anos e ela com 58, ainda temos uma vida sexual muito boa.

  • Joaquim  On julho 12, 2013 at pm:58 pm

    Estou com 67 anos e meu pênis só fica com ereção total quando minha esposa me faz sexo oral. Temos praticado muito sexo oral nos últimos 3 anos e posso afirmar que é muito melhor que masturbação.

  • Jo  On abril 19, 2013 at pm:57 pm

    ENTAO SE FOR VERDADE ESTOU LASCADO.
    CRESCI COM POUCO CONTATO SEXUAL E PRA ALIVIAR A PRESSAO DO TESAO IA ME MASTURBAR E MUITO QUANDO JOVEM. E NÃO VOU PARAR.

  • alberto  On março 21, 2013 at am:16 am

    a mastrubação faz bem aos homens de 80 anos e o coração

  • jaqys  On outubro 22, 2010 at pm:56 pm

    eu gostava de saber mais , sobe a masturbação se ê real-mente bom para s prostatâ ok , o meu muito obrigado

  • Fábio Alves  On junho 5, 2010 at pm:14 pm

    A masturbação é benéfica para a saúde da próstata em qualquer idade. Não é pelo facto de os homens mais novos terem mais relações que vão aumentar a probabilidade de terem cancro da próstata! O que na realidade se passa é que os homens com mais testosterona têm mais impulso sexual, e por isso uma média maior de relações sexuais. E como já se sabe, mais testosterona aumenta as chances de tumores da prostata crescerem. Contudo, a testosterona não é o que causa o aparecimento de tais tumores. Ela apenas vai incentivar o crescimento de um tumor já pré-existente. A causa têm uma forte componente genética. Homens mais velhos que tiveram muita testosterona em jovens, provavelmente tinham mais desejo sexual e uma média de frequência de relações sexuais também maior, dai a associação das relações sexuais com o cancro da próstata!! É a combinação da pré-disposição genética para desenvolver tumores na próstata com os altos níveis de testosterona que é perigoso.
    Homens com mais testosterona poderão ter que se masturbar ou ter relações mais vezes para eliminarem os subprodutos tóxicos que se acumulam na próstata com a mesma eficácia que os que têm menos testosterona!

Deixe um comentário