O candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que corre o risco de ser também barrado pela Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF) , decidiu retirar sua candidatura para lançar sua mulher, Weslian Roriz. A informação foi divulgada no site da filha de Roriz, Liliane. Ela é candidata a deputada distrital pelo PRTB.
“Depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata a governadora do Distrito Federal. O vice é Jofran Frejat”, informou Liliane.
A filha de Roriz colocou a informação em seu twitter às 12h40. Logo em seguida, a informação foi publicada, também em seu site.
Roriz e seus assessores permanecem em reunião para definir os rumos da candidatura de Weslian.
Contradição
O ex-governador sempre destacou não ter um plano B caso o Supremo Tribunal Federal (STF) impugnasse sua candidatura (a Suprema Corte adiou, mais uma vez, ontem, a decisão sobre a validade da Ficha Ficha Limpa nestas eleições). Segundo Roriz, a esposa não queria que ele se candidatasse, preferia que ficasse em casa cuidando das fazendas e dos netos.
3 de outubro
Como as urnas já foram lacradas, o nome e a foto de Roriz aparecerão para aqueles eleitores que decidirem votar na coligção Esperança Renovada. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF), os votos que iriam para ele, serão transferidos à sua esposa. O partido deve se comprometer a realizar ampla divulgação da troca.
Ainda segundo o TRE, a ação é legítima, já que o cabeça da chapa pode ser anunciado até as vésperas do processo eleitoral. Para tanto, o partido deve comunicar, oficialmente, o tribunal sobre a troca.