Morre o cantor da voz mais grave do Brasil


Por três anos, os companheiros da Rádio Educadora de Juina (MT) conviveram com Douglas João de Almeida sem saber que a voz grave do radialista fizera parte do grupo Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, sucesso da MPB dos anos 60.

Douglas trabalhou na Rádio Educadora de Juina exercendo a função de apresentador de programas voltados a boa música do folclore brasileiro e através do rádio e da sua facilidade de fazer amigos ele construiu uma legião de amigos, que hoje se encontram tristes pela perca do amigo e do grande profissional; mas com a certeza que Douglas está bem e que sua história jamais será esquecida. Dougas Junior era dono da voz mais grave do Brasil, muito bem percebida nas músicas do grupo.

Douglas Junior tinha vergonha de contar sua história, diz Salmo Silva, diretor da rádio.”Ele não se orgulhava de ter deixado mulher e filho para seguir carreira de cantor.” Filho de Durvalino e Ernestina, Douglas nasceu em Taquaritinga (SP). Casou-se e foi para São Paulo, onde conheceu integrantes de seu futuro grupo.
O conjunto formado por negros trazia essa característica também em sua música, com um coro de nove vozes influenciado pelo som dos negros americanos e cantando lamentos sertanejos.
Douglas deixou a família e foi para o Rio gravar um disco. O grupo estourou com músicas como “Uirapuru” e “Leva eu Sodade“.
Os Cantores de Ébano fizeram shows no exterior. Douglas contava que em um deles, nos EUA, o empresário do grupo fugiu com o dinheiro. Eles só voltaram ao Brasil com ajuda da embaixada.
O grupo acabou e Douglas virou empresário de novos músicos, mas sem sucesso. Sem coragem de voltar para a família, foi viajar pelo Brasil.
Há 10 anos, após passar por Pará e Acre, chegou a Juina e pediu emprego na rádio Educativa. Passou a apresentar um programa romântico, no qual contava histórias dos artistas que conheceu.


Morreu no domingo, aos 74, em Cuiabá, de falência múltipla dos órgãos.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • José Luiz  On dezembro 14, 2015 at pm:39 pm

    Essa voz grave é de Hermes Rezende dos Santos que fez sucesso com o grupo Uirapurus.

  • Robson  On setembro 7, 2014 at am:21 am

    A voz mais grave dos Cantores de Ébano, pelo que sei, era do Noriel Vilela. A voz grave em Uirapuru neste vídeo não é do Noriel, que morreu em 1974? Pois é ele quem canta, por exemplo “16 Toneladas”. É difícil imaginar voz mais grave na música nacional.

  • Luciano bispo dos santos  On fevereiro 2, 2014 at pm:34 pm

    O cantor da vos do brasil é erduardo araujo

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: