Americano cata moedas de US$ 0,01 no chão


A Rede Cici”s nos Estados Unidos lançou uma promoção de fazer os americanos sair catando moedas de US$ 0,01 no chão.

Na esteira da recessão no país, a rede lançou a promoção “Orgulhoso catador de centavos”, na qual muitas das moedas que joga no chão vêm com um vale “bufê de pizza sem fim”, que custa US$ 5 no restaurante.

“Em tempos difíceis, qualquer US$ 0,01 é importante”, diz o presidente da rede, Craig Moore.

A promoção é o retrato da nova realidade: a era do norte-americano frugal.

Após anos gastando mais do que podia, o norte-americano começou a poupar e contar cada centavo. O mesmo consumidor passou os anos da bolha com nível de poupança zero e gastando mais do que tinha usando o cartão de crédito e o crediário.

A taxa de poupança do país subiu para 4,2% da renda disponível em fevereiro.


Os gastos do consumidor caíram 4% na taxa anualizada no segundo semestre de 2008, depois de 25 anos de crescimento ininterrupto.

A nova austeridade pode ser vista por todos lados.

A Rede Starbucks, conhecida por seus cafés sofisticados, de US$ 5, estreou cardápio com sanduíche de ovo e cafezinho por US$ 3,95.

Vários restaurantes oferecem “menu recessão” com grandes descontos e já é possível encontrar um ótimo quarto de hotel em Nova York por US$ 120, algo impensável há um ano.

Até quem entrar de tênis e relógio de US$ 10 em uma loja da Prada, agora, é bem-atendido, por vendedores sorridentes.

O The New York Times criou o índice “Pobres ficando mais pobres”, com 22 ações de empresas que se beneficiam da recessão, como comida rápida, loja de penhor, lojas de US$ 1.

Monitor Mercantil

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário