Símbolo de mulher brasileira, musa de Ipanema, inventora da tanga, Rose Di Primo deixou marcas nas areias do Rio e no imaginário de milhões de brasileiros. Maior símbolo sexual de todos os tempos, ela detém o recorde de capas de revistas masculinas. Foi também nos anos 1970 a modelo mais cara e prestigiada e alcançou o topo do sucesso. O outro lado da moeda também viveu: décadas depois não tinha dinheiro para pegar ônibus. Amou e sofreu. Na Igreja Presbiteriana encontrou a paz e também o atual marido, 20 anos mais jovem. O casal mora na Espanha e lá ela é apenas Rosa. É feliz, bem feliz, e faz questão do anonimato.
Em setembro de 1973 chegou às bancas de todo Brasil uma revista Manchete. Mas essa edição não era apenas mais uma. Na capa, uma jovem linda, de cabelos longos, sorriso perfeito e uma pitada de escândalo: montada numa moto, o corpo escultural, moldado pelas areias e dourado pelo sol de Ipanema, era coberto apenas por um biquíni cortininha.
A revista esgotou em poucos dias e mudou completamente a vida daquela moça de 18 anos, chamada Rose Di Primo. Dois dias depois de a revista chegar às bancas, Alexandre, seu então companheiro, a acordou mostrando a capa – ela adorou! Mal sabia que ali começava uma nova fase de vida: muita fama, viagens, glamour, drogas, amores, dores, brigas e algo que nunca havia imaginado: tornar-se a maior modelo daquela década.
A foto da capa da revista rodou o mundo, foi vendida para vários países, ilustrou diversos produtos e campanhas publicitárias (até uma de creme de barbear). Mas de dinheiro, mesmo, a gata viu apenas o cachê da capa. Outros tempos, outras regras. As agências de modelos ainda engatinhavam.
Maior símbolo sexual do país
Em uma semana ela se tornou símbolo da mulher carioca e o maior símbolo sexual de todos os tempos que este Brasil já teve. Estudando as capas das revistas em que ela apareceu, dá para acompanhar a evolução de costumes no país: da primeira capa de Ele Ela, sem nada aparecer, em março de 1974, até o nu total, para a mesma revista, em janeiro de 1988.
Hoje vivendo em Barcelona, Rose Di Primo é apenas Rosa. Lá, leva uma vida tranqüila, longe dos holofotes, reforma casas e é muito feliz. Abaixo, os principais trechos de sua entrevista.
Confira a íntegra da matéria na Revista Joyce Pascowitch, edição de agosto.
J.P: Há quantos anos está em Barcelona?
RP : Mudei para Barcelona há dois anos, depois de um ano em Portugal. Lá não foi nada bom. Mas aqui moro num apartamento lindinho de dois quartos, sala, saleta e área de serviço, que aqui é um luxo, a três quadras da praia. Temos duas varandas e na maior, no verão, faço churrasco vendo o mar.
J.P: Como é seu dia-a-dia?
RP : Igual ao de todas as mulheres imigrantes que batalham aqui. Trabalho, cuido da minha casa e do ‘dim dim’. Isso é puxado aqui, mas com Deus abençoando, tudo se torna uma grande aventura.
J.P: O que gosta de fazer nos momentos de lazer?
RP : Acordar sem despertador, ir à praia, alugar um filme. Tomar sorvete passeando pela ‘rambla’, ir ao zoológico, ver televisão, namorar o maridão, enfim, passatempos normais.
Leia mais aqui
Revista da Joyce Pascovitch
Comentários
Rose, te desejo muitas sorte. voce vai precisar!!!!! felicades!!
O D-us de Davi te abençoe.
Nunca… jamais aparecerá alguem como tú.
Arriba, guapissima!!
Rose fiquei feliz em saber que voce hoje é uma serva de Deus, o que passou passou foi sua experência, aquela que Deus te proprorcionou. seja feliz muito feliz e traga almas para o reino. beijos.
Puxa vida, falar de Rose di Primo é reviver emoções muito fortes da adolescência. Aquele sorriso, aquele corpo perfeito, aquele jeito de menina que ainda me fascina até hoje. Minha admiração era tanta, que decorei o meu quarto, todas as paredes e teto com posters e fotos dela. Era mágico dormir e acordar com ela de todas as maneiras possíveis. O tempo passou, notícias não muito boas surgiram e depois de passada a tempestade, só tenho a dizer muito obrigado por voce existir. Que Deus te abençoe e a sua famíla, que seus dias sejam repletos de felicidade, felicidade esta que voce com o seu jeito simples ofertou a tanta gente. Obrigado minha querida ROSA.
Anos 70 existia uma magia, sim ,uma magia ,qdo admirávamos uma linda mulher,como Rose de Primo. Era uma coisa transcendental,o desejo era muito ,os sonhos a admiração,coração a mil, noites sem dormir, só pensando na possíbilidade …Como que hj está tudo mudado .Agradeço a Deus por ter vivido essa Belle Époque, que se foi nun rabo de cometa…Essa vida émuito doida.
Estou deixando o meu contato para a Rose.
poetapeixoto@yahoo.com.br
a rose esta em cascais portugal esteve ca emcasa para o aniversario do meu filho dia 07 de junho continua uma simpatia e bela .
O que posso falar de Rose di Primo. Sou suspeito e até mesmo por dizer que já foi a minha paixão. A ví a última vês num jantar e não faz muitos anos e estivemos bem próximos mas a sua autoridade no meio me infligiu …
vc nao sabe quanto t eu tinha em vc
Deus te abençoe e asua famila fique firme em jesus olhe so pra ele pois é o nosso advogado.
Olá!! ROSE DE PRIMO.
Fico feliz em saber de notícias boas a respeito de sua felicidade atual.
Fui um grande admirador de sua beleza!! de um grande fã baiano de SALVADOR-BA, hoje aos 49 casado, c/ 03 filhos lindos!! e feliz!!!! por saber que você é feliz!!!
Tempos felizes que não voltam mais. Você deve lembrar as tardes de ipanema que nos encontravamos para ficar(já ficavamos sem namorar naquele tempo). Um beijo
A Rose di Primo foi realmente uma das musas dos anos 70. Mas nos anos 80, a tanga está indissociavelmente ligada à modelo Cláudia Lúcia, fotografada por Tripoli, Klaus Mittendorf, Antônio Guerreiro, entre outros. Lamentavelmente, a musa – dona do bumbum mais arrebitado da história – só é lembrada hoje como a participante racista do Programa No Limite, da Globo e por haver sido clicada para uma capa da Playboy, em 1984. Só que tem ensaios na Sexy (primeira fase) e Ele&Ela, que são impossíveis de achar na internet.
O ensaio da Sexy (1995) é fácil de achar, mas é muito bem comportado (a entrevista é bem mais picante). Já o da Ele&Ela é dificílimo, mesmo. Já tive o exemplar em mãos, há anos, mas o perdi. Na net, já procurei e não achei. Quem tiver e quiser postar, seria ótimo para quem não conheceu a musa da Noite das Panteras.
Parabéns, Rose!
Vc você é uma mulher de DEUS. Deus é contigo.
Estava começamdo a gostar da materia, mas não consigo proseguir.Alguem pode me ajudar?
Na minha adolecência eu tinha vários poster dela na parede do meu quarto, e a uns 10 anos atrás tive a honra de te-la testemunhando sua mudança de vida, através de Jesus, aqui em Cosmópolis-SP, onde a conheci pessoalmente, aonde eu e minha esposa fomos levá-la de volta a sua cidade (Campos de Jordão), aonde nos tornamos amigos.
Ela hoje é uma tremenda e adorável pessoa, além de linda, é claro!!!
Rose,
Jamais te esqueço. Hoje tenho 50 anos e você, sua figura, muito linda e maravilhosa estampada nas revistas, foi o modelo de mulher que despertou a masculinidade que tenho. Sua figura é incrível e você é um presente dos deuses para os terráqueos masculinos.
Beijos e seja muito FELIZ.
Tenho hoje 60 anos, e quando essa senhora apareceu na midia semipelada me masturbei muiiiito vendo suas fotos. Essa senhora deve estar pretinha no inferno ,que ela busquesua salvação enquanto em vida.
Olá, Rose!
Também fui sua amiga, não tão íntima, mas amiga, nos bons tempos de Ipanema. Estudei com sua irmã mais nova e naquele vai-e-vem de colégio aprendi a admirar a sua maneira de ser simples, embora já uma star model.
Sinto saudades!
Desejo o melhor pra você e suas duas irmãs, espero que a mãe de vocês, na época uma mulher linda, doce, jeito maravilhoso de ser, esteja beleza!
Graciela
A década de 70 foi a minha década preferida. Por que? Porque eu era uma adolescente feliz e ligada em TV, moda, fotonovelas, música bacana, praia e gente bonita como Rose Di Primo. Sou apenas um ano mais nova do que ela. E ainda me lelmbro de uma foto em que ela saia do mar com um coco verde nas mãos bebendo a águia num canudinho…Ela era muito bonita e representou muito bem a nossa geração.
Rose ,adorei te encontrar e saber que está bem. Aqui quem fala é uma
amiga que te admira muito pela tua garra. Não sei se ainda lembra de mim ,Graça que trabalhava com você na UNIART. e morava em copacabana no apartamento do Sr.GILSON que você me indicou. Hoje sei que estas feliz,que Deus te proteja sempre.
Graça.
Nem imaginava isso por todo o resto da minha vida. Vivi a geração de Rose (temos a mesma idade) e sempre a admirei muito pela sua beleza e minha paixão especial: seu belo nariz e seus cabelos. Fico feliz em saber que Rose é feliz e vive bem tranquila. Deve sim ter passado maus momentos na vida, mas Deus lhe deu uma recompensa.
Vá em frente querida Rosa, vc merece
Um beijo carinhoso de seu fã…
Me alegra que Rose, mi ídola esté feliz. Hizo vibrar a toda una generación, no solamente brasileiros. Recuerdo haber leído muchos articulos en revistas chilenas de la época. Parabenes pra Rose