Rose di primo: a mulher que inventou a tanga


 

Símbolo de mulher brasileira, musa de Ipanema, inventora da tanga, Rose Di Primo deixou marcas nas areias do Rio e no imaginário de milhões de brasileiros. Maior símbolo sexual de todos os tempos, ela detém o recorde de capas de revistas masculinas. Foi também nos anos 1970 a modelo mais cara e prestigiada e alcançou o topo do sucesso. O outro lado da moeda também viveu: décadas depois não tinha dinheiro para pegar ônibus. Amou e sofreu. Na Igreja Presbiteriana encontrou a paz e também o atual marido, 20 anos mais jovem. O casal mora na Espanha e lá ela é apenas Rosa. É feliz, bem feliz, e faz questão do anonimato.

Em setembro de 1973 chegou às bancas de todo Brasil uma revista Manchete. Mas essa edição não era apenas mais uma. Na capa, uma jovem linda, de cabelos longos, sorriso perfeito e uma pitada de escândalo: montada numa moto, o corpo escultural, moldado pelas areias e dourado pelo sol de Ipanema, era coberto apenas por um biquíni cortininha.

A revista esgotou em poucos dias e mudou completamente a vida daquela moça de 18 anos, chamada Rose Di Primo. Dois dias depois de a revista chegar às bancas, Alexandre, seu então companheiro, a acordou mostrando a capa – ela adorou! Mal sabia que ali começava uma nova fase de vida: muita fama, viagens, glamour, drogas, amores, dores, brigas e algo que nunca havia imaginado: tornar-se a maior modelo daquela década.

A foto da capa da revista rodou o mundo, foi vendida para vários países, ilustrou diversos produtos e campanhas publicitárias (até uma de creme de barbear). Mas de dinheiro, mesmo, a gata viu apenas o cachê da capa. Outros tempos, outras regras. As agências de modelos ainda engatinhavam.
Maior símbolo sexual do país
Em uma semana ela se tornou símbolo da mulher carioca e o maior símbolo sexual de todos os tempos que este Brasil já teve. Estudando as capas das revistas em que ela apareceu, dá para acompanhar a evolução de costumes no país: da primeira capa de Ele Ela, sem nada aparecer, em março de 1974, até o nu total, para a mesma revista, em janeiro de 1988.

Hoje vivendo em  Barcelona, Rose Di Primo é apenas Rosa. Lá, leva uma vida tranqüila, longe dos holofotes, reforma casas e é muito feliz. Abaixo, os principais trechos de sua entrevista.

Confira a íntegra da matéria na Revista Joyce Pascowitch, edição de agosto.

J.P: Há quantos anos está em Barcelona?
RP : Mudei para Barcelona há dois anos, depois de um ano em Portugal. Lá não foi nada bom. Mas aqui moro num apartamento lindinho de dois quartos, sala, saleta e área de serviço, que aqui é um luxo, a três quadras da praia. Temos duas varandas e na maior, no verão, faço churrasco vendo o mar.
J.P: Como é seu dia-a-dia?
RP : Igual ao de todas as mulheres imigrantes que batalham aqui. Trabalho, cuido da minha casa e do ‘dim dim’. Isso é puxado aqui, mas com Deus abençoando, tudo se torna uma grande aventura.
J.P: O que gosta de fazer nos momentos de lazer?
RP : Acordar sem despertador, ir à praia, alugar um filme. Tomar sorvete passeando pela ‘rambla’, ir ao zoológico, ver televisão, namorar o maridão, enfim, passatempos normais.
Leia mais aqui

Revista da Joyce Pascovitch

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • alves  On abril 2, 2014 at am:03 am

    Rose, te desejo muitas sorte. voce vai precisar!!!!! felicades!!

  • Pedro Alves  On outubro 23, 2013 at pm:31 pm

    O D-us de Davi te abençoe.

  • Bruna  On fevereiro 28, 2012 at pm:39 pm

    Nunca… jamais aparecerá alguem como tú.
    Arriba, guapissima!!

  • selma de souza bicalho  On janeiro 14, 2012 at am:46 am

    Rose fiquei feliz em saber que voce hoje é uma serva de Deus, o que passou passou foi sua experência, aquela que Deus te proprorcionou. seja feliz muito feliz e traga almas para o reino. beijos.

  • José Antônio Fonseca Santos  On novembro 10, 2011 at pm:30 pm

    Puxa vida, falar de Rose di Primo é reviver emoções muito fortes da adolescência. Aquele sorriso, aquele corpo perfeito, aquele jeito de menina que ainda me fascina até hoje. Minha admiração era tanta, que decorei o meu quarto, todas as paredes e teto com posters e fotos dela. Era mágico dormir e acordar com ela de todas as maneiras possíveis. O tempo passou, notícias não muito boas surgiram e depois de passada a tempestade, só tenho a dizer muito obrigado por voce existir. Que Deus te abençoe e a sua famíla, que seus dias sejam repletos de felicidade, felicidade esta que voce com o seu jeito simples ofertou a tanta gente. Obrigado minha querida ROSA.

  • Ricardo  On julho 25, 2011 at pm:16 pm

    Anos 70 existia uma magia, sim ,uma magia ,qdo admirávamos uma linda mulher,como Rose de Primo. Era uma coisa transcendental,o desejo era muito ,os sonhos a admiração,coração a mil, noites sem dormir, só pensando na possíbilidade …Como que hj está tudo mudado .Agradeço a Deus por ter vivido essa Belle Époque, que se foi nun rabo de cometa…Essa vida émuito doida.

  • Roberto Luiz Peixoto  On julho 22, 2011 at pm:13 pm

    Estou deixando o meu contato para a Rose.
    poetapeixoto@yahoo.com.br

  • paulo branco  On junho 19, 2011 at pm:46 pm

    a rose esta em cascais portugal esteve ca emcasa para o aniversario do meu filho dia 07 de junho continua uma simpatia e bela .

  • roberto luiz peixoto  On fevereiro 4, 2011 at pm:04 pm

    O que posso falar de Rose di Primo. Sou suspeito e até mesmo por dizer que já foi a minha paixão. A ví a última vês num jantar e não faz muitos anos e estivemos bem próximos mas a sua autoridade no meio me infligiu …

  • clistal da moda...  On janeiro 3, 2011 at am:01 am

    vc nao sabe quanto t eu tinha em vc

  • geneci melo  On outubro 9, 2010 at pm:57 pm

    Deus te abençoe e asua famila fique firme em jesus olhe so pra ele pois é o nosso advogado.

  • JOSÉ CARLOS DA VEIGA  On outubro 8, 2010 at am:59 am

    Olá!! ROSE DE PRIMO.

    Fico feliz em saber de notícias boas a respeito de sua felicidade atual.

    Fui um grande admirador de sua beleza!! de um grande fã baiano de SALVADOR-BA, hoje aos 49 casado, c/ 03 filhos lindos!! e feliz!!!! por saber que você é feliz!!!

  • Jonh John  On julho 27, 2010 at am:56 am

    Tempos felizes que não voltam mais. Você deve lembrar as tardes de ipanema que nos encontravamos para ficar(já ficavamos sem namorar naquele tempo). Um beijo

  • Clóvis Amaro  On junho 11, 2010 at pm:46 pm

    A Rose di Primo foi realmente uma das musas dos anos 70. Mas nos anos 80, a tanga está indissociavelmente ligada à modelo Cláudia Lúcia, fotografada por Tripoli, Klaus Mittendorf, Antônio Guerreiro, entre outros. Lamentavelmente, a musa – dona do bumbum mais arrebitado da história – só é lembrada hoje como a participante racista do Programa No Limite, da Globo e por haver sido clicada para uma capa da Playboy, em 1984. Só que tem ensaios na Sexy (primeira fase) e Ele&Ela, que são impossíveis de achar na internet.

    • Josafat Mello  On abril 16, 2012 at am:44 am

      O ensaio da Sexy (1995) é fácil de achar, mas é muito bem comportado (a entrevista é bem mais picante). Já o da Ele&Ela é dificílimo, mesmo. Já tive o exemplar em mãos, há anos, mas o perdi. Na net, já procurei e não achei. Quem tiver e quiser postar, seria ótimo para quem não conheceu a musa da Noite das Panteras.

  • Adriana  On abril 24, 2010 at pm:46 pm

    Parabéns, Rose!
    Vc você é uma mulher de DEUS. Deus é contigo.

  • Carlos Sales  On abril 15, 2010 at pm:22 pm

    Estava começamdo a gostar da materia, mas não consigo proseguir.Alguem pode me ajudar?

  • João Ribeiro  On abril 7, 2010 at am:58 am

    Na minha adolecência eu tinha vários poster dela na parede do meu quarto, e a uns 10 anos atrás tive a honra de te-la testemunhando sua mudança de vida, através de Jesus, aqui em Cosmópolis-SP, onde a conheci pessoalmente, aonde eu e minha esposa fomos levá-la de volta a sua cidade (Campos de Jordão), aonde nos tornamos amigos.
    Ela hoje é uma tremenda e adorável pessoa, além de linda, é claro!!!

  • J. Carlos  On abril 2, 2010 at pm:25 pm

    Rose,
    Jamais te esqueço. Hoje tenho 50 anos e você, sua figura, muito linda e maravilhosa estampada nas revistas, foi o modelo de mulher que despertou a masculinidade que tenho. Sua figura é incrível e você é um presente dos deuses para os terráqueos masculinos.
    Beijos e seja muito FELIZ.

  • glauco  On fevereiro 28, 2010 at am:12 am

    Tenho hoje 60 anos, e quando essa senhora apareceu na midia semipelada me masturbei muiiiito vendo suas fotos. Essa senhora deve estar pretinha no inferno ,que ela busquesua salvação enquanto em vida.

  • Graciela  On janeiro 15, 2010 at pm:19 pm

    Olá, Rose!

    Também fui sua amiga, não tão íntima, mas amiga, nos bons tempos de Ipanema. Estudei com sua irmã mais nova e naquele vai-e-vem de colégio aprendi a admirar a sua maneira de ser simples, embora já uma star model.
    Sinto saudades!

    Desejo o melhor pra você e suas duas irmãs, espero que a mãe de vocês, na época uma mulher linda, doce, jeito maravilhoso de ser, esteja beleza!

    Graciela

  • Regina Céli Moreira Nunes  On outubro 24, 2009 at am:11 am

    A década de 70 foi a minha década preferida. Por que? Porque eu era uma adolescente feliz e ligada em TV, moda, fotonovelas, música bacana, praia e gente bonita como Rose Di Primo. Sou apenas um ano mais nova do que ela. E ainda me lelmbro de uma foto em que ela saia do mar com um coco verde nas mãos bebendo a águia num canudinho…Ela era muito bonita e representou muito bem a nossa geração.

  • graça tavares  On outubro 15, 2009 at pm:47 pm

    Rose ,adorei te encontrar e saber que está bem. Aqui quem fala é uma
    amiga que te admira muito pela tua garra. Não sei se ainda lembra de mim ,Graça que trabalhava com você na UNIART. e morava em copacabana no apartamento do Sr.GILSON que você me indicou. Hoje sei que estas feliz,que Deus te proteja sempre.
    Graça.

  • sergio dias  On agosto 16, 2009 at pm:21 pm

    Nem imaginava isso por todo o resto da minha vida. Vivi a geração de Rose (temos a mesma idade) e sempre a admirei muito pela sua beleza e minha paixão especial: seu belo nariz e seus cabelos. Fico feliz em saber que Rose é feliz e vive bem tranquila. Deve sim ter passado maus momentos na vida, mas Deus lhe deu uma recompensa.
    Vá em frente querida Rosa, vc merece
    Um beijo carinhoso de seu fã…

  • Jaime Toro G.  On maio 11, 2009 at pm:23 pm

    Me alegra que Rose, mi ídola esté feliz. Hizo vibrar a toda una generación, no solamente brasileiros. Recuerdo haber leído muchos articulos en revistas chilenas de la época. Parabenes pra Rose

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: