Aposentadoria é mais fácil para quem não mudou de emprego até 76


Os trabalhadores com 35 anos de contribuição, no caso dos homens, e 30, no das mulheres, que quiserem se aposentar e que não tenham mudado de emprego antes de 1976, terão o direito assegurado apesar de o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) só estar atualizado a partir de 1976.


Isso porque uma série de documentos constantes desse cadastro, como a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) informada pelas empresas, serão mais facilmente consultados pelo INSS, para a concessão da aposentadoria, para quem teve emprego permanente.

Foi o que afirmou hoje (29) o ministro da Previdência Social, José Pimentel, em entrevista a emissoras de rádio, durante o programa Bom dia, Ministro.

No caso das mulheres, a aposentadoria por tempo de contribuição está garantida, uma vez que o teto é 30 anos de trabalho, plenamente cobertos pelos dados do CNIS.

O ministro explicou que para os trabalhadores que mudaram de emprego mais de uma vez, antes de 1976, o correto é comparecerem ao INSS, depois de marcar o atendimento, levando os documentos que forem pedidos durante o agendamento, que pode ser feito pelo telefone 135 em todo o país, ou pela internet, na página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

Para o ministro, a intenção do governo é aperfeiçoar cada vez mais o sistema. A Previdência Social já completou 86 anos no país e enquanto nas décadas de 70 e 80 o cidadão levava até 4 anos para se aposentar, hoje o benefício pode ser concedido em até 30 minutos se não existirem pendências.

O call center que funciona no telefone 135 segundo José Pimentel é o maior desses serviços de atendimento na América Latina. Ao mesmo tempo, o ministério está fazendo investimentos para que as agências sejam melhor aparelhadas e dotadas de recursos humanos o suficiente para atender o público.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) conta, além da Rais, com as informações referentes às contribuições das empresas e dos trabalhadores, os recolhimentos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, dados do Imposto de Renda e títulos de eleitor dos contribuintes.
Lourenço Canuto/Agência Brasil

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • orlando mendes maciel  On março 28, 2016 at pm:18 pm

    Tenho 63 anos de idade e 33 anos de contribuiçao .trabalhei .em uma fazenda com meu pai dos 18.ad 22.anos sem registro. Trabalhei tambem como taxista.de frota de 2001 a 2009.noa paguei o insse..sera que ja posso dar entrada.em minha aposentadoria ou tenho que esperar o fator.95 como vejo falar ..

  • fatima brauna suriano  On agosto 14, 2012 at am:28 am

    trabanhei 13 anos em uma firma fais 10 ano que sai entao eu perdi os13 ano que paguei pro sindicato eu nao tenho mais direito paguei atoa

  • Antonio R. S.  On maio 2, 2011 at am:08 am

    tenho HIV a mais de 10 anos , trabalho numa empresa publica a 24 anos , eu sinto que não chegarei a aposentadoria normal, EU TENHO DIREITO DE DE ME APOSENTAR PELO hiv?

  • Denise Cardoso Faoro  On novembro 30, 2009 at am:00 am

    trabalhei vinte anos e sete meses numa firma. tenho 40 anos e continuo contribuindo desde o dia en que sai da firma.trabalhei de 1987 a 2007.quero saber quanto falta pra me aposentar e a idade influi.

  • Denise Cardoso Faoro  On novembro 30, 2009 at am:55 am

    trabalhei vinte anos e sete meses numa firma, tenho 40 ano, e continuo contribuindo des do dia em que sai da firma. trabalhei desde 1987 a 2007.

  • José Donizete Martins  On junho 30, 2009 at am:02 am

    tenho 53 anos de idade,trabalhei como policial militar de 1976 a 1987.
    logo que sai da pm mudei para um sitio, onde trabalho nele até hoje;30/06/09. Tenho comprovante de ITR,CCIER,ESCRITURA e Tambem notas de compras e vendas de produtos refere a area rural.
    Hoje estou proibido por medicos de trabalhar, devido de asma que sofro.
    Tenho direito de aposentar?.

  • sidnei mauricio pousa  On maio 22, 2009 at am:44 am

    bom dia,começei a trabalha no ano de 1973 estou em ativa fiz a simulação mas não sei se eu posso aposentar.tenho 50 anos

  • Elizabeth  On maio 21, 2009 at pm:44 pm

    Senhor,

    No próximo ano completo 30 anos de contribuição e 53 de idade, só que já não entendo mais nada, comecei a trabalhar em 1976, não sei se posso aposentar integralmente do tempo de contribuição, qual é a idade que preciso ter para aposentadoria integral.
    Aguardo informações.

    Obrigada,

    Elizabeth

  • geraldo da silva santos  On maio 6, 2009 at pm:34 pm

    1973 a2009 so pulei dois posso me aposenta

  • geraldo da silva santos  On maio 6, 2009 at pm:30 pm

    trabalho desde 1973, parei de trabalhar no ano de 88; e 89, voltei no ano de 90 e estou ate hoje trabalhando gostaria de sabe se posso me aposenta

  • Maria José Nogueira  On abril 30, 2009 at pm:04 pm

    Trabalhei na Prefeitura durante 12anos e a 8a4 anos sair, queria saber se posso contribuir autônomo, pois tenho 52 anos e queria me aposentar por idade, quando chegar aos 60 anos.

  • virgilio severo  On abril 25, 2009 at pm:55 pm

    minha dúvida;
    uma pessoa contribuio 14 anos parou de contribuir passados 8 anos morreu a viuva tem direito na aposentadoria
    obrigado

  • claudivanguedis da silva  On abril 7, 2009 at pm:52 pm

    eu quero conta os meu tenpo de servico mais perdir a minha profisional mais velha tenho uma com o mesmo numero o que devo fazer

  • shirlei maria rodrigues  On março 27, 2009 at am:07 am

    minha mae trabalhou na rede publica de Matias Barbosa-MG, por vinte e oito (28) anos, como prfessora do ensino fundamental, quero saber qual era o tempo de contribuiçao c/ o INSS p/ aposentadoria no ano de 1982, uma vez que ela foi aposentada po invalides, (25 ou 28)anos?

  • Ana Barbosa de Oliveira  On março 21, 2009 at pm:26 pm

    Sou professora,comeicei trabalhar com 37 anos sou concusada como assistente de ensino, fiz pedagogia,gostaria de saber qual é idade certa pra minha aposentadoria ,fico aguardando a resposta mais possível, outra coisa, assistente de ensino é mesma coisa de Professora,ou não. agradeço.

    Ana Barbos de Oliveir

  • Anônimo  On março 13, 2009 at am:10 am

    pessimo

Deixe um comentário