National Geographic censurada na China


Leitores das 5 mil cópias da National Geographic em inglês distribuídas na China reportaram problemas ao folhear a edição de maio – dedicada ao país.

As páginas 44 e 45, com um mapa da China, estavam coladas. O motivo da censura não seria Taiwan, que aparece como um país independente, mas talvez devido às disputas de fronteiras com a Índia e o Paquistão.

Outro mapa, que ocupa as páginas 126 e 127, indicando as minorias étnicas, também estava com as folhas unidas. Provavelmente, por causa dos recentes conflitos com a população tibetana. Além dessas, outras páginas foram censuradas com colagem: a 100 e 101, e a 128 e 129.

Segundo a diretora de comunicação da revista, Beth Foster, aparentemente, alguém ligado à distribuição na Ásia pode ter colado essas páginas à caminho da China. A revista ainda não conseguiu contato com o governo chinês para esclarecimento da ação.

De acordo com uma nota publicada no blog do jornal norte-americano The Wall Street Journal, retirar folhas e banir publicações estrangeiras é comum no governo chinês. Entretanto, esta é a primeira vez que se ouve sobre a troca das canetas pretas e tesouras por tubos de cola pelos censores.

Fonte: The Wall Street Journal

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: