Os debates entre candidatos à prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro, marcados para a próxima quinta-feira na Rede Globo, foram cancelados pela emissora por falta de acordo com os políticos. A Globo desejava fazer programas com no máximo seis candidatos, que seria o último embate entre candidatos antes da eleição de domingo.
A assessoria de imprensa da TV informou que os candidatos a prefeito de São Paulo Ciro Moura, do PTC, Ivan Valente, do PSOL, e Renato Reichmann, do PMN, não assinaram acordo para permitir que apenas os cinco mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto participassem do programa. A lei eleitoral obriga que sejam convidados todos os candidatos cujo partido tenha representação na Câmara dos Deputados.
Dos 11 candidatos de São Paulo, oito têm representação. A Globo tentou um acordo com esses candidatos, oferecendo entrevistas em troca de desistirem de participar do debate, mas eles não aceitaram. No Rio de Janeiro, dos dez candidatos, nove assinaram o acordo. Segundo a emissora, apenas o candidato Paulo Ramos, do PDT recusou-se a assinar. Ele tem 1 por cento das intenções de voto nas últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha. Também foram cancelados os debates em Curitiba e Fortaleza.
JP/Globo