PT decide pelo afastamento de Sarney


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), perdeu apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) para continuar no cargo. A bancada da legenda na Casa decidiu, em uma segunda reunião em menos de 24 horas, reafirmar a posição favorável ao afastamento do peemedebista da presidência da instituição.

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (na foto com Sarney), contou que essa proposta não foi aceita por Sarney. “Como não houve acolhimento, vamos sentar com o presidente Lula para que o governo participe do esforço de reconstrução do Senado”, disse.

Após a reunião da bancada realizada na tarde desta quarta-feira (1), o senador afirmou que o pedido de afastamento “não é uma exigência política” e que o partido não vai formalizar essa posição.

Mercadante afirmou que Sarney não é o único responsável pela crise e criticou a postura do DEM que, publicamente, pediu o afastamento do peemedebista. O senador do PT lembrou que o DEM vem ocupando por vários anos o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado e que, portanto, tem responsabilidade sobre as irregularidades. “Não vamos reconstruir o Senado punindo um senador”, disse Mercadante.

Ele afirmou que existe uma preocupação de seu partido em manter a aliança com o PMDB. “Não há governabilidade sem apoio do PMDB”, disse. “Percebemos o quanto esta aliança é importante e percebemos a influência de Sarney junto ao PMDB.”

Mercadante afirmou que a bancada petista pretende se encontrar nesta quinta-feira (2) com o presidente Lula para discutir a crise no Senado.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: