Saúde: 15 milhões de idosos serão vacinados


A campanha contra a gripe pretende vacinar 15 milhões de idosos no Brasil. A partir de sábado até o dia 8 de maio, mais de 65 mil postos de saúde vão imunizar as pessoas acima dos 60 anos de idade.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou, na quarta-feira a campanha “Deixe a Gripe na Saudade”. A estimativa da Organização Mundial de Saúde aponta que, em duas décadas, o Brasil deverá ser o sexto maior país em número de idosos.

A vacina previne doenças originárias da gripe como a pneumonia, a sinusite e a otite, diminuindo o risco de complicações. Segundo o Ministério da Saúde, a internação de um paciente idoso custa, em média, R$ 2 mil enquanto que a vacina tem gasto de R$ 4.

Só não pode tomar a vacina contra a gripe quem tem alergia a ovo. Os efeitos colaterais, como febre e tontura, são mínimos. O diretor do Hospital Emílio Ribas, David Uip, ressalta que a vacina contra a gripe deve ser tomada por todos, principalmente, pelos idosos.

A campanha está na 11ª edição e a meta é vacinar 80% da população idosa, o que representa 15,5 milhões de pessoas. Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacinação reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos maiores de 60 anos.
A vacina contra influenza, mais conhecida como vacina da gripe, é composta por três tipos de vírus, inativados, fracionados e atualizados anualmente. Por isso, é necessário aplicar a vacina todos os anos. Estudos demonstram que a vacina é eficaz em reduzir as complicações da gripe, principalmente as internações hospitalares por pneumonia, além de diminuir complicações que podem levar à morte.

Pesquisas demonstram que a vacina protege de 30% a 60% dos idosos contra a doença, reduzindo em torno de 30% a 70% as internações por pneumonias e outras complicações causadas pelo vírus da influenza e em 80% a mortalidade por pneumonias. É importante lembrar que são necessários 15 dias após a vacinação para ficar protegido.

Esclarecimentos
1. Resfriado e gripe não são a mesma doença. Ele pode ser causado por diversos vírus (rinovírus, adenovírus, etc.) e tem como sintomas, coriza e febre baixa. Gripe é causada especificamente pelo vírus da influenza e é uma doença que além de provocar dor de garganta, obstrução nasal, tosse, pode causar febre alta, dores musculares e mal estar geral.
2. A vacina não pode provocar gripe. Muitas pessoas, ao serem acometidas por um resfriado logo após terem sido vacinados contra a gripe, acham que a vacina não funciona. A vacina nunca poderá provocar gripe, tendo em vista que o vírus utilizado na composição da vacina é inativado, ou seja, vírus morto.
3. O tempo necessário para se ter proteção com a vacina é de 15 dias após a vacinação para ficar protegido. Aqueles idosos que ficam gripados alguns dias após terem sido vacinados, poderiam estar incubando a doença antes de receber a dose da vacina.

JP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: