Acaba o bloqueio à carne brasileira


A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) anunciou ontem o fim do bloqueio à carne bovina exportada pelo Brasil. A medida estava em vigor desde outubro de 2005, depois do registro de focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

– A notícia boa do dia é que todos os estados brasileiros voltaram a ficar livres do bloqueio – afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em almoço com cerca de 300 empresários.

Stephanes recebeu a notícia do secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que estava em Paris acompanhando a reunião da plenária da OIE. Pela nova determinação, dez estados brasileiros e o Distrito Federal ganharam outra vez o status de livre de aftosa com vacinação. Os estados são Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Mato Grosso do Sul, porém, onde ocorreram os primeiros focos da doença e dono do segundo maior rebanho do país (atrás do Mato Grosso), ainda continua “sob avaliação”. Segundo o ministro da Agricultura, a OIE requisitou “informações adicionais científicas”.

Maior exportador mundial de carne bovina, o Brasil conseguiu driblar em parte o bloqueio imposto por dezenas de países, ao redirecionar suas vendas a partir de outros estados.

No início do ano, países da União Européia vetaram novas importações da carne produzida no Brasil, com o argumento de que o país havia descumprido medidas sanitárias.

– Mas o país adotou medidas e, na eventualidade de aparecerem novos focos, estaremos prontos a eliminá-los imediatamente, disse o ministro.

OGLOBO

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: