MUDANÇAS NA APOSENTADORIA


Presidente Lula admite o fim do fator previdenciário e o reajuste dos benefícios pelo mesmo índice do salário mínimo. Se aprovado, projeto aprofundará o déficit do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem que pode não vetar as mudanças previstas no projeto de lei que extingue o fator previdenciário e altera a forma de correção dos benefícios previdenciários. Se aprovado e sancionado, o projeto de lei irá ampliar o déficit da Previdência Social ao tornar obrigatória a vinculação de aumentos no valor de aposentadorias e pensões ao reajuste anual do salário mínimo.

A sinalização foi feita pelo presidente durante entrevista à TV Brasil, órgão do governo federal. “Se for aprovado no Congresso o acordo entre os líderes, certamente que eu não vetarei”, afirmou. Por outro lado, ele fez ponderações de que uma eventual aprovação da matéria terá efeito negativo nas contas pública porque deverá aprofundar o desequilíbrio nas contas da Previdência. Lula disse que o Ministério da Fazenda está discutindo os efeitos do projeto na Câmara dos Deputados, na tentativa de evitar a aprovação das mudanças.

“O governo não quer dar mais ou menos, o governo quer fazer aquilo que é possível fazer. Se temos uma arrecadação para a Previdência e você aprova uma coisa que significa aumentar o custo, você tem que se perguntar sempre de onde vai sair o dinheiro para pagar. Essa é uma pergunta que todo mundo tem que fazer, os deputados, os senadores”, acrescentou. Ao responder à questão, o presidente expôs a dificuldade em dizer não e barrar uma medida que irá beneficiar aposentados e pensionistas, mas que irá dificultar a gestão do orçamento. Neste ano, o déficit da Previdência é estimado em R$ 43 bilhões.

Correio Braziliense

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Eduardo Lopes  On setembro 14, 2009 at pm:43 pm

    Minha opinião é que parte do que está acontecendo é culpa nossa, e dos orgãos como os sindicatos que nos representam. No Brasil tem um número gigantesco de sindicatos, que em um momento como esse deviam deixar de lado divergências, e se unirem para irem até as classes que representam, e fazerem abaixos assinados dizendo que nós trabalhadores não concordamos com essas mudanças que mais uma vez estão nos empurando guela a baixo. Tem um ditado que diz,quem cala conscente. Se mais uma vez o trabalhador ficar calado, mais uma vez vamos ser prejudicados. Será que já não basta que o senhor Fernado Henrique nos fez?

    • giumar  On setembro 29, 2009 at pm:26 pm

      Eu, planeja me aposenta este ano, com 55 anos de idade e 35 de contribução, porém quando vi os calculos do inss, recuei, e com tantas mudanças, não sei que caminho seguir.
      alguem que tenha conhecimento pode me ajudar

  • miyashiro  On agosto 30, 2009 at pm:21 pm

    não acho que vai aumentar o déficit…. acho que o Lula sabe o que está fazendo…. este fator previdenciario voces devem agradecer ao FHC !!! …

  • joao lucio gelinski  On agosto 28, 2009 at pm:09 pm

    acho uma falta de respeito estas mudanças absurdas, ja pela segunda vez que eu to quase me aposentando e nao concigo porcausa das mudansas cada vez estao aumentando mais o tempo sou motorista de caminhao a 32 anos e estou com 51 anos de idade

  • Abilio Araujo  On junho 21, 2009 at pm:04 pm

    Faltam cinco anos para completar 35 anos de contribuição na privada. Como fica a minha situação com a extinção do fator previdenciario?

    Atenciosamente
    Abílio

  • Emilson Fornitani  On maio 27, 2009 at pm:16 pm

    TENHO 50 ANOS Aposentei em Agosto 2008 por tempo de contribuicão 35 anos,como fica minha aposentdoria com essas mudança da lei derrubado o fator previdenciario , o minha apopsentadoria vai ser corregido

  • glenio calice  On abril 4, 2009 at pm:16 pm

    Eu aposentei em fevereiro de 2007 por tempo de contribuição,foram 36anos e 17 dias de comtribuições, etive o salário reduzido pele metade,
    gostaria de saber se com a mudança das novas leis eu serei beneficiado,
    agrdeço pela vossa atenção. glenio,campos novos santa catarina BR.

  • Graça Souza  On fevereiro 12, 2009 at am:36 am

    Fevereiro de 2009.

    Gostaria de saber para quando está previsto essas mudanças

    Obrigada.

  • Alfredo  On fevereiro 10, 2009 at am:30 am

    Se não tivesse ocorrido tanta corupção no sistema não haveria faltas de recursos para manter os pagamentos justos, portanto o problema não está na regularização para os pagamentos mais justos, isso deveria ocorrer de forma obrigatória pelo governo. Acredito que a forma mais justa para o sistema seje estabelecer sim uma fixação em salarios minimos com valor maximo a pagar de 5 sal. e um min. de 1 sal. min.

  • josé de jesus sá carvalho  On dezembro 16, 2008 at am:06 am

    Aposentei-me em fevereiro 2005, pretendo saber se, como está a redação da lei que põe fim ao fator previdenciário, me trará vantagens financeiras?

  • Euclides Joaquim Rodrigues  On dezembro 13, 2008 at pm:23 pm

    Estou aposentado por tempo de contribuição, o valor foi determinado pelos maiores salários recebidos, porem continuo trabalhando e gostaria de saber quando poderei solicitar um reajuste, pois hoje estou ganhando mais em relação a época em que aposentei-me.

  • MARRICHI  On dezembro 5, 2008 at am:04 am

    Também acho um absurdo este fator previdenciario, não é justo este tipo de cálculo que eles propuseram. Uma vez já tive oportunidade de se aposentar e fui prejudicado com a extinção da lei até 98 . Trabalho dese os 13 anos de idade com registro em carteira, nada mais que justo aposentar com 100% do sálario que contribuo. Por outro lado achei exelente idéia os aposentados tambem continuarem contribuindo com a previdencia, só assim resolveria este problema do decifiti da previdencia.
    Aí queria ver qual seria a desculpa do governo em relação ao pagamento dos beneficios…

  • SILVA  On dezembro 1, 2008 at am:55 am

    Acho que é justo extinção do fator previdenciário, se o segurado começou trabalhar e completou o 35 anos de trabalhos exigidos por lei nada mais justo de ele se aposentar.
    Muitos foram prejudicados em rezão dessa mudança que favoreceram muitos e agora prejudicam outros, o que acho justo é todos terem só uma aposentadoria, não varias como ocorre no Brasil, bem como os que se aposentam com o salário da ativa, Por que isso ocorre para uma minoria previlegiada?
    Nada mais lógico e coerente que os vinculados ao INSS se aposente com salário de contribuição, mesmo que para isso de faça a média dos 36 últimos meses e caso ele esteja contribuindo pelo teto durante esse período o seu salário de aposentado deveria ser mesmo, poderia haver até uma contribuição em torno de 3%.

  • NEUSA K.M  On novembro 28, 2008 at pm:17 pm

    FUI APOSENTADO PELO FATOR PREVIDENCIARIO
    CONTRIBUI TODOS ESSES ANOS CONCECUTIVOS
    QDO. COMPLETEI 48 AANOS DEI A ENTRADA E O
    VR. DA APOSENTADORIA VEIO PELA MEDADE DO
    SALARIO QUE RECEBO, E ESTOU TRABALHANDO E
    CONTINUO RECOLHENDO O INSS, POIS O VR.
    DO BENEFICIO É MUITO BAIXO E JUNTA MEU SALARIO
    MAIS O VR. DO BENEFICIO O IRRF. E A DEDUÇÃO DO INSS
    É ALTISSIMO É MESMA COISA NÃO ESTIVESSE
    RECEBENDO A APOSENTADORIA

    ISSO É RIDICULO.

  • Luzalva Gomes M. Matos  On outubro 30, 2008 at am:47 am

    O fator previdenciário como também o número de meses (infinito) para se apurar a média dos salários, desistimulou as pessoas a se aposentarem, pois, fica inviável o valor do benefício. Qualquer pessoa que tenha contribuido sempre com o teto máximo da Previdência, terá seu benefício a cada mês achatado, além de após aposentado, ter um mísero índice de atualização deste benefício. Esta mudança foi uma falta de respeito para com o cidadão brasileiro. Pessoas que estavam prestes a se aposentar, faltando até mesmo um ano para completar seu tempo, cairam nesta armadilha. Sempre são as aposentadorias que são culpadas pelos rombos na Previdência. E os devios que são noticiados pela imprensa? Porquê o Governo não toma medidas para que eles não aconteçam? Quantos casos “Jorgina” podem estar ocorrendo por lá? Finalizando, não dá para aposentar na esfera privada! Enquanto isso, velhos cada vez menos produtivos, ocupam lugar dos jovens que vivem a mercê do desemprego, por vezes roubando, assaltando, mendigando, por não terem uma oportunidade de trabalho. O Governo deve favorecer a aposentadoria SIM!

  • Marina Cunha de Andrade  On outubro 16, 2008 at pm:49 pm

    Concordo com a resposta de Sebastião. Esse fator previdenciário, só atrapalhou a vida dos brasileiros que estava para se aposentar, ou faltava pouco tempo.

  • sebastiao  On outubro 15, 2008 at am:56 am

    Eu acho que não minha opiniaõ deveria acabar com o fator previdenciario, porem, o aposentado deveria continuar contribuindo para a previdencia social , seria o mais logico…

Deixe um comentário