CÂNCER: gaúchos coordenam pesquisas internacionais sobre câncer


ImagemGrupo de cooperação multinacional na América Latina é o primeiro exclusivamente dedicado à investigação na área oncológica   

O Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) reúne um grupo de pesquisadores gaúchos envolvidos em pesquisas internacionais em câncer.

Estudo publicado pelo Grupo, neste ano, na revista científica The Lancet Oncology, revelou que a América Latina poderá ser dizimada futuramente por uma epidemia de câncer, mencionando o uso de tabaco, a falta de controle sobre as doenças infecciosas, o envelhecimento da população, o sedentarismo e a obesidade como fatores de risco para a região, além da ineficácia de medidas preventivas dos órgãos governamentais.

Sediado no prédio da TECNOPUC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e sob coordenação do pesquisador e médico Carlos Henrique Escosteguy Barrios, professor do Departamento de Medicina Interna na PUC-RS, o LACOG é uma organização sem fins lucrativos, fundado em 2008, sendo o primeiro grupo de cooperação multinacional na América Latina exclusivamente dedicado à investigação na área oncológica. O LACOG coordena as atividades de mais de 70 investigadores clínicos na América Latina, especializados no tratamento do câncer e focados no desenvolvimento de novas drogas e alternativas de tratamento para a doença.

Os membros do LACOG, distribuídos em 12 países da América Latina, possuem experiência significativa em pesquisas clínicas e realizam contribuições substanciais para vários ensaios internacionais de diferentes tipos de tumores, com uma casuística de mais de 7.000 novos casos de câncer por mês. O que reflete a importância cada vez maior que o problema do câncer adquire no Brasil e na América Latina, com estimativas de tornar-se a principal causa de morte na região nos próximos anos.

O LACOG também desenvolve cursos de educação em pesquisa clínica e promove a Conferência Anual Latino-Americana de Oncologia, que partilha as informações mais recentes da área da oncologia.

Conheça os projetos do LACOG

Realizados no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas (HSL), o LACOG coordena, atualmente, pesquisas de âmbito internacional.

• GLICO 0801: em fase final, com a participação de 140 pacientes, é um estudo intervencional em câncer de mama metastático, envolvendo o Brasil, Argentina e Peru.
• LACOG 0213: em fase de desenvolvimento, é um estudo intervencional em linfoma follicular realizado em cooperação com a Celgene Corporation. Contará com inscrições para pacientes em breve.
• LACOG 0313: em fase de desenvolvimento, é um estudo intervencional em câncer de mama realizado em cooperação com o grupo alemão German Breast Group (GBG). Contará com inscrições para pacientes em breve.
• LACOG 0413: em fase de desenvolvimento, é um estudo observacional em câncer de mama em homem realizado em cooperação com o grupo europeu European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Contará com inscrições para pacientes em breve.
• Instituto do Cérebro da PUC-RS (InsCer): projetos estão em fase de delineamento em parceria com o InsCer.

Para mais informações sobre o LACOG, os contatos podem ser realizados pelo fone: (51) 3384.5334 ou e-mail: laura.voelcker@lacog.org.br.

Endereço:

LACOG – Latin American Cooperative Oncology Group
TECNOPUC – Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 99A – Sala 806
90619-900, Porto Alegre, Brasil
Tel: +55 51 3384 5334
Fax:+55 51 3384 1855

Fonte: Blip Comunicação 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: