Maestro João Carlos Martins condenado à prisão


Caso Pau Brasil
Justiça determina prisão e pagamento de multa para João Carlos Martins. O pianista é sócio de empresas acusadas de arrecadar recursos irregularmente para campanhas de Paulo Maluf nos anos 90.

Maestro[1]O pianista João Carlos Martins é conhecido por travar uma longa luta contra tragédias que, progressivamente, limitaram os movimentos de suas mãos. Mas Martins luta também, há mais de uma década, para se livrar de processos judiciais que amealhou graças à sua atuação como empresário. nesta terça-feira (3), Martins foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, a dois anos e nove meses de prisão e pagamento de multa por crimes contra a ordem tributária. O processo é relacionado ao escândalo político conhecido como caso “Pau Brasil”, nos anos 1990. A construtora Pau Brasil e outras empresas ligadas a Martins foram acusadas de arrecadar irregularmente recursos para as campanhas políticas de Paulo Maluf nos anos 1990.

No processo julgado na terça, Martins foi condenado junto com seu sócio, Rubens Kaufman, por irregularidades encontradas pela Receita Federal em outra de suas construtoras, a Entersa Construções e Empreendimentos Ltda. De acordo com a Justiça, ficou provado que a Entersa cometeu várias fraudes na sua contabiliade para esconder da Receita Federal quanto recebia e no que gastava seus recursos. Em sua defesa, Martins e Kaufman afirmam que a parte financeira da Entersa era gerenciada apenas por outro sócio, Calim Eid, um apoiador de Maluf que morreu em um acidente de carro em 1999. Mas os documentos da empresa mostram que Martins e Kaufman assinavam todos os documentos. Martins e Kaufman ainda podem recorrer da sentença. A pena de prisão foi trocada por prestação de serviços, mas eles só serão prestados se Martins e Kaufman forem condenados definitivamente.

Longe dos negócios com empreiteiras, João Carlos Martins é considerado um dos maiores pianistas do mundo. É apontado como o maior intérprete da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Devido a diversos acidentes, Martins perdeu os movimentos nas mãos. Recentemente passou por uma nova cirurgia para retomar os movimentos para conseguir tocar com apenas uma das mãos. Paralelamente, Martins iniciou a carreira de maestro e conduz a Orquestra Bachiana Filarmônica.

ÉPOCA

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Thales Araujo  On janeiro 25, 2017 at am:11 am

    Esse é o irmão do Yves Gandra, cotado para ser indicado para o stf pelo “presidente” lavajato.

  • Tilly  On janeiro 3, 2015 at pm:12 pm

    All of these articles have saved me a lot of heacdahes.

  • Edson M B Mello  On julho 11, 2013 at am:53 am

    Falem mal mas falem de mim! Soliclitacão antiga de um grande nome francês que vem sendo copiado por João Carlos Martins e suas estórias de ricos que, como Maluf, pretendem ficar na crista das ondas. E não é que eles conseguem?

  • luigi veronezzi  On março 30, 2013 at am:26 am

    Não entendo como uma notícia que foi publicada 4 anos atrás, sobre um caso ocorrido 22 anos atrás – isso mesmo – 22 anos atrás, é publicado em dezembro de 2012 como notícia, sem sequer explicar que se trata de assunto velho, muito velho! Isso sim é que é querer confundir o leitor – credibilidade ZERO para Nilnews.

  • juliana veras de sousa  On março 29, 2013 at pm:59 pm

    cumé quié,o maestro está preso,que história é essa,ele nem fez nada de errado,vingança não é boa,mata a alma e evenena,aproveita que a inveja mata rsrsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!!!

  • pinzindin  On março 29, 2013 at pm:38 pm

    conheci bons pianistas que elogiavam o trabalho de pianista do jcm,mas eu não gosto de bach tocado ao piano,gosto de cravo que é o instrumento para qual foi escrita a obra,no tempo de Bach o piano nem existia.

  • Israel  On março 28, 2013 at am:45 am

    Mediocridade é ficar trocando elogios, se o cara é bom ou não deixa ele na dele, de todos que criticaram o JCM pelo menos já tocaram em algum lugar interessante, já colocaram suas virtuosidades musicais na mídia… fazer critica é fácil, ficar de blá, blá também, Quero ver vocês subir no palco e enfrentar o público e a critica, Isso não quer dizer que o JCM foi o Cara ou seja um Grande Concertista de Bach.é isso….

  • Rogerio  On março 27, 2013 at pm:57 pm

    Gente… de quando é essa matéria? Terça-feira dia 3, quando foi isso?! Parece que não aconteceu né, ou eu que estou por fora?

  • Edson M B Mello  On março 27, 2013 at pm:43 pm

    Não existe essa de o melhor do mundo? Concursos internacionais de alta qualidade apontam excelentes pianistas que são considerados entre os melhores daquela época e é só! Críticos musicais não são confiáveis e não me consta que o pianista em foco tenha se saído bem em qualquer Concurso Internacional de peso. Melhor intérprete de JS Bach? Negativo! Não chega nem perto. Mas o excesso de recursos financeiros podem abrir publicidades que nada têm a ver com a realidade.

  • Gabriel Ferraz  On março 27, 2013 at pm:41 pm

    Eu também conheci o JCM pessoalmente, e isso não quer dizer nada a respeito do pianismo dele. Ele certamente foi um pianista de prestígio internacional, mas o fato de ele ter gravado a obra completa de Bach, e ter sido reconhecido por suas interpretações de Bach não o tornam o maior interprete de Bach. Aliás, nem perto disso. Além disso, apontar quem é o maior interprete de Bach tem diversos perigos. Eu sou apaixonado por Glenn Gould, mas justamente porque ele toca Bach com uma liberdade estilística única, não porque segue a estética da interpretação de música Barroca no piano. Outros pianistas seguem essa estética muito mais à risca, mas, para mim, são menos interessantes, apesar de excelentes. Em minha opinião, apesar de excelente pianista, em se tratando de Bach, o JCM não pende nem para o lado de Glenn Gould nem para o lado dos que seguem a estética Barroca à risca. Ele é um bom pianista que toca Bach; apenas isso. Ouçam-no tocando o Concerto para Piano de Alberto Ginastera. Acho que ele se saiu muito melhor nessa peça do que em qualquer Bach que tocou. Uma coisa é inegável, entretanto: ele é muito bom de papo.

    Obrigado.

  • Rogerio  On março 27, 2013 at pm:25 pm

    Ele teve seus bons momentos…mas essas história de maior intérprete é balela…Pensem naquela mentira que, falada repetidas vezes vira verdade…

    • pinzindin  On março 29, 2013 at pm:34 pm

      Tambem existe o fato que a obra de Bach reproduzida em um piano moderno é bem diferente de que a mesma tocada no instrumento original que é o cravo .

  • Luiz Victor Rosa Lopes  On março 27, 2013 at pm:19 pm

    Sempre achei um tremendo de um lobista, que usa da tragédia como forma de se promover.

  • bruno  On março 27, 2013 at pm:13 pm

    com o cachê da CARAS ele paga a multa!

  • Otavio Henrique Soares Brandão  On março 27, 2013 at pm:52 pm

    Se JCM é tão extraordinário porque não tem visibilidade no youtube comparável a Glen Gould, Richter, Nelson Freire, Martha Argerich,etc.????

  • Elisa  On março 27, 2013 at pm:02 pm

    Maior intérprete de Bach? Que piada de mal gosto, heim? Consigo pensar em uns 20 pianistas/cravistas mais relevantes para Bach, só numa primeira pensada. Martins só engana o povão que não entende nada de música e acredita em discurso furado.

  • kleytoncwb  On março 27, 2013 at pm:19 pm

    Harold Schoenberg o famoso e respeitado crítico musical do New York Times está entre os que apontam JCM como um dos maiores intérpretes de BACH.
    Alias, o a Glenn Gould Foundation, convidou JCM para o recital de inauguração do Glenn Gould Memorial em Toronto. (Isis, vá pesquisar direito por favor !)
    Conheço JCM e sei que ele errou (ele inclusive reconhece) quando fez negócios com Maluf. Agora, é ridículo ver pessoas que não conhecem música, não conhecem o JCM e não conhecem detalhes do caso, lerem uma reportagem de duas páginas e o acusarem usando um problema para atacar suas qualidades.

    • Rogerio  On março 27, 2013 at pm:31 pm

      Kleyton, você já viu esse cidadão tocar? Ficar citando um crítico que morreu em 2003, é no mínimo uma baita desatualização Hoje ele está mais para um André Rieu de pobre…Em vez de criticar a Isis, v[a pesquisar…ou melhor…compre cotonete :-).

      • pinzindin  On março 29, 2013 at pm:36 pm

        Prefiro o pianista joão carlos de que o amigo do maluf joão carlos como músico não deixa nada que deponha contra ele já como empresário……

  • juanito  On março 27, 2013 at pm:01 pm

    Quem é do ramo sabe que ele deve ser apreciado no mínimo com algumas restrições…rs

  • Ísis  On março 27, 2013 at pm:48 pm

    “Longe dos negócios com empreiteiras, João Carlos Martins é considerado um dos maiores pianistas do mundo. É apontado como o maior intérprete da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).”
    Apontado POR QUEM como o maior intérprete da obra de J. S. Bach, ÉPOCA? Já ouviram falar de Glenn Gould? Vão pesquisar direito, por favor.

    • Rogerio  On março 27, 2013 at pm:35 pm

      Apontado pelos mesmos surdos e superficiais que adoram André Rieu e o Rei Leão… rsrs

  • Elisabeth  On março 27, 2013 at pm:42 pm

    Nenhum crítico musical sério jamais considerou o JCM um dos grandes pianistas do mundo. Ele sempre foi um intérprete mediocre que se beneficiou da mídia em volta dele. Os concertos no Carneguie Hall em nova York foram pagos do bolso dele ou desviado da receita, como lhe é de costume.

  • anônimo  On março 27, 2013 at am:52 am

    Ele tinha as mãos bem habilidosas mesmo, pra tocar e pra recolher a bufunfa… Agora paga de coitado e faz “carreira” em cima da tragédia. Aposto que as falcatruas não ficam só por aí, só não vê quem não quer.

  • José Carlos Pereira  On dezembro 8, 2012 at pm:41 pm

    O santinho do pau oco!

    • samuca  On março 27, 2013 at pm:45 pm

      é isso ocara e bom mesmo, e a inveja mata kkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: