VERÃO: De 10 protetores solares avaliados 8 foram reprovados


Créditos: Divulgação

Dez marcas vendidas no País foram avaliadas

Entre dez marcas de filtros solares de uso adulto à venda no País, duas têm menos da metade do FPS (Fator de Proteção Solar) declarado no rótulo, revelou uma pesquisa da Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. O valor do FPS informa o tempo a mais que você pode se expor ao sol, em comparação ao período que começaria a ter queimaduras caso não tivesse passado protetor.

A avaliação incluiu produtos das marcas L’Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30.

De acordo com os resultados obtidos pela Proteste, os produtos Nível Sun e Banana Boat foram os piores no quesito FPS. Eles indicam proteção 30, mas têm somente 13 e 10 respectivamente. Os mais bem avaliados nesse item foram L’Oreal Solar Expertise, o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock e o Cenoura&Bronze. Quanto aos infantis, pode confiar: todos informam o FPS correto.

A proteção contra raios UVA e UVB também foram medidas. Os raios UVB causam queimaduras solares, câncer de pele e são mais fortes no verão. Já os UVA são constantes durante o ano e levam ao envelhecimento da pele e ao bronzeamento.

De acordo com a pesquisa da Proteste, a situação entre os produtos voltados ao público infantil é melhor. Os cinco produtos analisados tiveram boa avaliação na proteção UVB e dois foram reprovados quanto ao UVA: Cenoura&Bronze e Red Apple.

RESULTADO FINAL:

Resultados

Os protetores L’Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que apresentaram os melhores resultados na avaliação de eficiência do filtro solar. Para fazer o teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas. Todos os protetores analisados são de fator 30 e alguns produtos, como o da Nívea, perderam 50% do seu FPS. Após uma hora de uso, os protetores caíram para FPS 15. O segundo pior na avaliação foi o La Roche Posay, que manteve apenas 62% de proteção indicada no rótulo. Segundo a associação, os resultados mostram que os protetores têm pouca resistência à luz e ao calor, apesar de ofereceram proteção aos raios UVB. Além de instável à exposição solar, o Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25).

Todas as embalagens mencionavam resistência à água, mas após imersão de meia hora, o FPS do protetor da Natura caiu para 30% do inicial e o do Sundown foi para 55%. Nos dez produtos a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA é indicada nos rótulos, mas apenas três mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L’Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilibrio.

Os produtos que não apresentaram na composição o benzophenone-3 foram o L’Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: