Endereços da internet podem acabar em até um ano,


Atual sistema permite a criação de ‘apenas’ 4 bilhões de endereços na internet. Pesquisadores trabalham há mais de 10 anos em novo formato chamado IPv6.

Especialistas e estudiosos da internet estão preocupados com a iminente escassez dos endereços IP. Segundo algumas previsões, esse tipo de endereço deve chegar ao seu limite em menos de um ano.

Endereços IP são números atribuídos a todos os dispositivos – computadores, telefones, carros, sensores sem fio etc – para que esses possam se logar à internet.

O atual sistema permite a criação de 4 bilhões de endereços na internet, e todos estarão esgotados em menos de um ano, segundo informou o presidente da associação responsável pelos registros de internet nos EUA, John Curran, ao blog “ReadWriteWeb”.

Considerado um dos pais da internet, Vinton Cerf também se mostra preocupado com o futuro dos endereços IP. “Acho que estamos chegando ao limite no espaço de endereço IP para a internet”, disse ele, segundo a CNN, observando que, se nada mudar, poderá se desenvolver um “mercado negro” para esses endereços de internet.

No sistema atual de atribuição de endereços IP, que parecem com uma série de quatro números (de 0 a 255) com pontos entre eles, só pode lidar com 32 bits de dados. Pesquisadores vêm trabalhando por mais de uma década no chamado IPv6, sendo v6 de “versão 6”, que permitiria um número muito maior de endereços IP, lidando com 128 bits de informação. Mas, de acordo com relatórios sobre o tema, a adoção do novo formato tem sido lenta.

 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: