SAÚDE: Benefícios da radioterapia para câncer de próstata


Um estudo sobre o tratamento do câncer de próstata tem encontrado benefícios significativos para o uso de radioterapia após a cirurgia de rotina, declararam hoje os pesquisadores.

Uma pesquisa envolvendo mais de 1.000 homens na França descobriu que os homens que receberam a radioterapia logo após a cirurgia se saíram melhor em comparação aos outros pacientes. Estes outros pacientes foram monitorados e submetidos a um tratamento de radiação, se houvesse sinais de recidiva da doença.

Os médicos descobriram que a terapia de imediato não parecia reduzir as taxas de mortalidade ou mesmo reduzir a propagação do câncer – mas tinha outros benefícios.

Em um artigo publicado na revista The Lancet, os pesquisadores disseram que, depois de 10 anos, os homens que haviam recebido a radioterapia de imediato tiveram uma melhor sobrevida, sem progressão bioquímica da doença, em comparação com os outros pacientes.

Também foi observado, neste grupo, uma menor probabilidade dos homens necessitarem de tratamento hormonal, em comparação com o outro grupo.

O pesquisador Michel Bolla do Centre Hospitalier Universitaire A Michallon, França, disse: “Esses resultados, a longo prazo, nos tranquilizam a respeito do benefício continuado e da segurança da terapia de radiação após a prostatectomia para uma grande proporção de homens com câncer de próstata de alto risco ou localmente avançado.

“Eles também sugerem que pacientes mais jovens, e aqueles com margens cirúrgicas positivas, são os mais susceptíveis de obter os benefícios da radioterapia imediata, enquanto que em adultos mais velhos (com 70 anos ou mais) esta terapia poderia ter efeitos prejudiciais.”

The Lancet October 19 2012

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: