Estudioso confirma: Shakespeare era bissexual


Um especialista em Shakespeare do Reino Unido confirmou que o histórico dramaturgo era bissexual, aconselhando as pessoas a superarem seus preconceitos em relação a este tema.
As declarações do professor Stanley Wells, presidente do Shakespeare Birthplace Trust, vieram a público depois que o ator Sir Ian McKellen, que é homossexual, afirmou em público que o dramaturgo teve relações com outros homens.
.
Sir Ian afirmou que não há “nenhuma dúvida” que William Shakespeare teve relações sexuais com homens, o que gerou certa polêmica nas terras de sua majestade.
.
Segundo o Professro Wells, Sir Ian não é “de maneira nenhuma” o primeiro a afirmar isso. E esclarece que a questão está clara há vários séculos, visto que há diversos sonetos de Shakespeare que são, inquestionavelmente, dirigidos a um homem.
“Shakespeare tinha três filhos e como tal é provável que não fosse exclusivamente homossexual. Mas ele pode ter amado tanto os homens como as mulheres.” disse. E brincou com a camiseta que o famoso actor do Senhor dos Aneis e X-Men usa em algumas situações: “Algumas pessoas são gays. Get over it!”.
A sexualidade de Shakespeare já é debatida desde o século XIX. Mesmo que não se baiba exatamente qual a identidade do jovem homem a quem os sonetos são dirigidos, não é posto em questão o fato que os alvos do amor transcritos nas palavras do autor são em alguns casos homens e noutros casos mulheres, reforçando assim a bissexualidade do autor.
Por outro lado na peça O Mercador de Veneza há uma relação entre o já envelhecido Antonio e o seu jovem companheiro Bassanio. Há também a paixão entre homens em Henrique V.
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: