Alemanha: Facebook contra a parede


O maior grupo de defesa do consumidor da Alemanha considera que o Facebook está violando leis de privacidade do país com a nova central de aplicativos (App Center) e fixou um prazo para que a rede social corrija suas práticas antes que enfrente um novo processo. A comissão alemã disse na segunda-feira que a rede social estava fornecendo dados dos usuários por meio do seu novo centro de aplicativos sem notificar as pessoas. Um processo será movido contra o Facebook se o site não solucionar o problema até 4 de setembro, disse um porta-voz da Federação da Alemanha para o Consumidor.

O App Center foi lançado no início de junho para ajudar os usuários a encontrar o que desejam de forma rápida. Na central estão listados centenas de jogos e outros softwares com funções sociais que utilizam conexão com o Facebook. O App Center está disponível através do site para desktops e também em dispositivos móveis equipados com os iOS (Apple) e Android (Google), além do próprio aplicativo do Facebook.

O caso surge poucas semanas após o comissário do escritório de proteção de dados de Hamburgo dizer que iria reabrir uma investigação sobre as políticas do Facebook para a marcação de fotos, retenção e exclusão de dados além do controle que os usuários tem sobre as informações fornecidas ao site. Em outras palavras, o comissário quer que a companhia apague dados biométricos dos rostos de seus usuários guardados em seus centros de dados que ajudam a identificar pessoas.

Há dois anos atrás, os alemães, temendo uma invasão de privacidade em razão da memória da Gestapo nazista e da polícia secreta da Alemanha Oriental Stasi, pediram que as suas casas fossem removidas do Google Street View. A aplicação do Google permite visualizar no Google Maps mapas e paisagens das ruas, além de fazer “passeios virtuais” .

 

O Globo

 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: