Escritores de Buenos Aires recebem pensão


A Cidade de Buenos Aires agora concede pensões para escritores publicados em uma ação que busca fortalecer a “coluna vertebral da sociedade”, investindo na cultura.

Visando auxiliar a aposentadoria dos autores com mais de 60 anos, desde sua recente instauração o programa beneficiou mais de 80 escritores locais com um valor mensal de cerca de R$ 1.820.

A pensão é destinada apenas aos profissionais de Buenos Aires ou residentes há pelo menos 15 anos, que escrevam em espanhol ou línguas indígenas do país. O valor varia de acordo com o alcance da carreira.

Em entrevista ao “New York Times”, o autor Alberto Laiseca, 71, beneficiado pela iniciativa, afirma: “O programa é magnífico, dando certa dignidade a alguns de nós que dedicamos nossa vida inteira à literatura”.

Aprovada no Senado, a pensão social para escritores segue o exemplo de países como França e Espanha. “Preferimos não chamar de ‘pensão’, mas de subsídio pelo reconhecimento da atividade literária”, ressalta Graciela Aráoz, poetisa e Presidente da Sociedade Argentina de Escritores, que tem hoje mais de 800 membros.

Existem planos para expandir essa iniciativa aos outros cantos do país, segundo o deputado Juan Carlos Junio, que tenta agora reavivar um antigo projeto parecido, que prevê o benefício de três aposentadorias mínimas (o que reverteria, hoje, em R$ 9.700) para escritores com mais de 65 anos, com 20 anos de carreira em escrita criativa ou pelo menos 5 livros publicados em criação própria ou 10 em coautoria.

“Estou bastante otimista quanto à aprovação da lei”, diz Junio. “Existe um reconhecimento geral do papel transcendente que escritores tiveram na formação da nossa sociedade”.

Revista CULT

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: