FBI pode parar a internet nesta segunda-feira


Volta e meia, o mundo da tecnologia é recebe previsões de catástrofes digitais que poderiam afetar o uso dos computadores. Foi assim no bug do milênio e será assim, hoje, segundo a CNN, quando centenas de milhares de pessoas poderão ter problemas de acesso à internet no mundo.
A possível falha de conexão está relacionada a um vírus instalado nas máquinas de mais de 400 mil pessoas, 6 mil no Brasil. Chamado de DNS Changer, o vírus permitiu a seus criadores formarem uma rede de máquinas para cometer golpes virtuais, sem que seus donos percebam.
O FBI anunciou que irá desligar os servidores utilizados para a propagação do vírus DNSChanger, que chegou a atingir 3 milhões de PCs. De acordo com a CNN, tanto usuários do Windows como do Mac OS X estão contaminados.
O FBI identificou os endereços utilizados pela quadrilha responsável pelo desenvolvimento do vírus no início do ano. A previsão inicial de desligamento dos servidores era para 8 de março, mas o Governo dos Estados Unidos pediu o adiamento, temendo que muitas pessoas fossem prejudicadas com a queda dos serviços de Internet. Desde então, diversas campanhas ensinando como remover o vírus foram lançadas e o número de PCs infectados caiu bastante.
Agora, conforme matéria na CNN, não há mais jeito. As autoridades norte-americanas vão mesmo desativar os servidores. Isso porque o DNS Changer alterava as configurações de DNS dos computadores contaminados fazendo com que eles se conectassem à Internet por meio destes servers piratas. Mas caso eles sejam desligados, as máquinas que estão com o vírus não conseguirão mais se conectar – pois perderão o serviço DNS – e seus donos terão que reconfigurar seus endereços de IP.
Vale lembrar que os responsáveis pelo DNSChanger teriam faturado em torno de US$ 14 milhões (cerca de R$ 28 milhões) com a fraude, redirecionando sites de busca para arrecadar dinheiro com venda de tráfego e anúncios. De acordo com o DNSChanger Working Group, organização que se mobilizou para combater a infecção, 300 mil computadores ficarão sem Internet nesta segunda-feira. Pouco mais de seis mil deles são brasileiros. Por isso, vale sempre dar aquela checada nas configurações de DNS para garantir que seu IP está funcionando perfeitamente.
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: