Pesquisas confirmam que Einstein estava certo


Neutrinos não são mais rápidos que a luz. Esta confirmação descarta definitivamente os resultados anunciados em setembro do ano passado e que surpreenderam o mundo.

Genebra – O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) confirmou nesta sexta-feira que as partículas elementares chamadas “neutrinos” não se deslocam mais rápido do que a luz.Os cientistas reconhecem que não têm condições de questionar a teoria da relatividade de Einstein.

“Os neutrinos enviados do laboratório de Gran Sasso (Itália) respeitam o limite de velocidade cósmica”, afirmou o diretor de pesquisa do CERN, Sergio Bertolucci, na Conferência Internacional sobre Física e Astrofísica dos Neutrinos em Kyoto, informou a entidade em nota oficial.

Esta confirmação descarta definitivamente os resultados anunciados em setembro do ano passado e que surpreenderam o mundo. Na ocasião, foi divulgado que os neutrinos enviados do laboratório subterrâneo do CERN em Genebra ao de Gran Sasso levaram 60 nanossegundos a menos do que a luz para percorrer a distância de 732 quilômetros.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • José Antonio e Souza  On junho 9, 2012 at pm:45 pm

    Infelizmente a compreensão da Ciência pelo público em geral é extremamente dificultada pela enorme quantidade de lendas e abobrinhas que infestam os textos de divulgação científica e o noticiário sobre o assunto. Para começar.certo e errado não são considerados atualmente conceitos científicos. Só fazem sentido em Matemática pura. Este modo de pensar em Ciência fazia sentido no século XIX e no começo do século XX, quando as pessoas, mesmo os cientistas, tinham noções extremamente ingênuas sobre Ciência.. Teorias descrevem ( e NUNCA EXPLICAM!) melhor ou pior um certo conjunto de fenômenos, com maior ou menor precisão, e, mais cedo ou mais tarde toda teoria, por melhor que seja, chega a um limite além do qual não pode mais descrever os fenômenos com precisão satisfatória. A teoria não estava certa, e não passou a estar errada. Simplesmente foi encontrada a fronteira além da qual a teoria não é capaz de fornecer descrições adequadas. Foi assim com a Mecânica de Newton, com o Eletromagnetismo Clássico e fatalmente será assim com a Relatividade e com a Mecânica Quântica, e com qualquer outra teoria que porventura possamos criar( Sim, pois teorias são CRIAÇÕES DA NOSSA MENTE!). O próprio Einstein, como cientista sério e competente que era foi o primeiro a reconhecer estas limitações em suas teorias. Como não há seres humanos perfeitos( alguns políticos não pensam assim), todas as nossas teorias são incompletas, e a verdade final sempre nos escapará
    José Antônio e Souza
    Professor Associado e Decano Instituto de Física Universidade Federal Fluminense Niterói RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: