Inventor do controle remoto morre aos 96 anos


Por Nayara Fraga


eugene_polley_1.jpg

Mudar de canal sem levantar do sofá ou da cama é um luxo inventado por Eugene Polley, que morreu no domingo passado, aos 96 anos, em Chicago.

Ele ficou conhecido pela criação do controle remoto Flash-Matic, em 1955 (foto abaixo). O dispositivo funcionava por meio de um feixe de luz que acionava células sensíveis na televisão. O problema era que as células não distinguiam muito bem a luz do controle da luz emitida por outras coisas. Além disso, era preciso mirar muito bem o equipamento no receptor da TV para que ele funcionasse.

À época, o invento foi considerado uma grande revolução. Junto com o engenheiro Robert Adler, que melhorou a criação de Polley, ele ganhou um Emmy por seu trabalho com controles remotos. O falecimento de Polley foi comunicado pela empresa Zenith Electronics, onde ele trabalhava quando criou o Flash-Matic.

flashmatic_1.jpg

O controle remoto Flash-Matic:

flashmatic1.jpg

“Um feixe mágico de luz do outro lado da sala (sem fio) liga, desliga (a TV), muda de canal… E você permanece na sua cadeira confortável”, diz o anúncio do Flash-Matic, de 1955. “Absolutamente não-prejudicial a humanos.” Não há data precisa de quando o anúncio foi veiculado.

RADAR TECNOLOGICO/Estadão

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: