MODA: A comoditização da subversão


Tá no Blog da TRIP:

Na semana passada, uma loja da grife Marc Jacobs amanheceu pixada em Nova York. O grafitti foi feito em tinta rosa com letras garrafais onde se lia a mensagem ART. Em menos de um dia, antes do fim do expediente da mesma loja, a marca se apropriou da pixação em suas vitrines e criou uma camiseta customizada da marca que não saia por menos de US$ 600. E adivinha só? O produto vendeu que nem água.

A fachada pixada da Marc Jacobs

A fachada pixada da Marc Jacobs (foto do site Jeremiah’s Vanishing New York)

Na hora do almoço, Marc Jacobs se apropriou do graffiti, apresentando-o como obra de Art Jacobs no Twitter:

Reprodução

O tweet de Jacobs provocou a resposta do principal suspeito, o grafiteiro francês Kidult, que assumiu a autoria do graffiti uma hora depois de “Art Jacobs”:

 

Camiseta produzida pela Marc Jacobs

Camiseta produzida pela Marc Jacobs

No dia 11, um estúdio de design anuncia sua meta-camiseta por US$ 35:

Divulgação

 

 

No dia 15, Kidult anunciou sua camiseta com tipologia Jacobsiana por US$ 10 e uma foto onde aparece grafitando, provando a autoria da pixação:

Divulgação

A versão de Kidult para a camiseta

A versão de Kidult para a camiseta

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