Porto Alegre terá consulado americano


Gaúchos e mineiros interessados em viajar para os Estados Unidos não vão precisar fazer escala obrigatória em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília pra obter visto. Porto Alegre e Belo Horizonte agora terão novamente um consulado americano. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou estes dois novos escritórios no Brasil: em Porto Alegre e na capital mineira. A informação foi dada durante o Seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI, na visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) e confirmada pelo Consulado Americano no Distrito Federal.

Depois de bater recordes seguidos de gastos no exterior, tudo indica que os brasileiros vão invadir de vez a terra do Tio Sam. A emissão de vistos para os EUA cresceu 56% no Brasil com maior volume de gastos. A taxa de crescimento no primeiro trimestre é superior ao resultado obtido no comparativo entre 2010 e 2011.

Aumento de 20%

A reabertura do consulado americano na capital, fechado em 1996, deverá aumentar em pelo menos 20% o fluxo de gaúchos rumo aos Estados Unidos.  A estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS) é sustentada pela expectativa de maior facilidade e menor custo para a obtenção de um visto após o retorno da representação diplomática – já que hoje os turistas rio-grandenses precisam viajar a outras capitais do país para conquistar a permissão de entrada.

Hoje, um gaúcho que deseja visitar os Estados Unidos precisa antes se deslocar até São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife a fim de obter um visto. Além de dispendioso – uma viagem de ida e volta para São Paulo pode custar até cerca de R$ 800, por exemplo –, o deslocamento significa pelo menos um dia inteiro perdido para a burocracia.

Em muitos casos, conforme o horário agendado no consulado, ainda é preciso viajar na véspera e gastar uma diária de hotel para não correr o risco de perder o compromisso.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: