Salão de Nova York – Volkswagen Up! é o Carro Mundial do Ano


Tá no blog do Boris Feldman

O Salão de Nova York só abrirá ao público no sábado, mas já está em seu segundo dia de imprensa. E eu estou aqui para cobrir as novidades. Embora seja um típico salão norte-americano, com novidades concentradas no mercado local, o evento é mundial em um sentido: é lá que é revelado o ganhador do cobiçado World Car of the Year, ou Carro Mundial do Ano. Não é pouca coisa não. O júri é composto por jornalistas automotivos de todo o mundo. No Brasil, são dois jurados: eu mesmo e o Jason Vogel, editor do caderno Carro Etc do jornal carioca O Globo. Quem levou o prêmio foi o Volkswagen Up!, subcompacto sensação do momento e que será produzido daqui a dois anos no Brasil. Bateu outros dois sérios concorrentes, os novos BMW Série 3 e Porsche 911. Eu já tive a chance de testar o pequeno na Alemanha, confira no vídeo ao final do post. 

Aliás, o Porsche 911 foi o vencedor do prêmio World Perfomance Car, que premia o melhor esportivo. Levou a melhor sobre os igualmente impressionantes Lamborghini Aventador LP700-4 e McLaren MP4-12C. Um prêmio justo para o modelo que é considerado o melhor 911 já feito. 

As premiações do World Car Awards não acabam nisso. O prêmio de Carro Verde do Ano foi para o grandalhão Mercedes-Benz Classe S. Você não leu errado: trata-se da versão S250 CDI BlueEfficiency, movida por um quatro cilindros. Foi o primeiro sedã desse porte a chegar ao consumo de 17,5 km/l, sem deixar de lado o desempenho: vai aos 100 km/h em 8,2 segundos e chega aos 240 km/h. E olha que os concorrentes eram os politicamente corretos Ford Focus Elétrico e o Peugeot 3008 Hybrid4. 

Ainda há o prêmio de Design Mundial e, dessa vez, quem levou não foi o azarão e sim o mais cotado: o Land Rover Range Rover Evoque. Não é surpresa, afinal, desde que surgiu, o crossover se tornou referência em termos de desenho. Os outros concorrentes eram o arrojado Citroën DS5 e o Volkswagen Up!. Que nem precisava do prêmio para aumentar sua autoestima de vencedor do Carro Mundial do Ano.

 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: