O Brasil está de luto: o cantor e compositor Pery Ribeiro (filho da cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins) morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um enfarte, em Niterói, no Rio de janeiro
De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana. “Hoje (sexta-feira) pela manhã fomos surpreendidos com esse enfarte fulminante”, lamentou Ana, casada há 20 anos com o artista.
Pery deixa dois filhos: Paula, do seu primeiro casamento, e o produtor de comerciais Bernardo Martins.
Peri Oliveira Martins nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de outubro de 1937.
Era filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Tinha seis irmãos (quatro por parte de pai, um de pai e mãe, e uma irmã adotiva, por parte de mãe). Foi um grande admirador da obra artística de seus pais, e através deles conseguiu se decidir e apreciar a música, seguindo a carreira de cantor.
Despontou como cantor ainda na infância, e logo se tornou sucesso. Na chegada a adolescência passou a fazer shows profissionais.
RARIDADE) Entrevista com Dalva de Oliveira, no programa da Hebe Camargo em 1971, onde Dalva fala sobre o filho Pery Ribeiro
Mais tarde no anos 50, passou a adotar o nome artístico de Pery Ribeiro, por sugestão do radialista César de Alencar. O primeiro disco foi gravado em 1960, mesmo ano em que estreou como compositor com a música “Não Devo Insistir”, com Dora Lopes. Em 1961 foi o intérprete de “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, ambas de Luiz Bonfá e Antônio Maria.
Pery gravou a primeira versão comercial da canção Garota de Ipanema, sucesso em todo o mundo, além de 12 discos dedicados à Bossa Nova. A partir da década de 1970, desenvolveu trabalhos mais jazzísticos, ao lado de Leny Andrade, viajando pelo México e Estados Unidos, onde atuou também ao lado do conjunto de Sérgio Mendes.
Entre os 50 troféus e 12 prêmios que ganhou, estão o Troféu Roquette Pinto, o troféu Chico Viola e o Troféu Imprensa. Foi apresentador de programas de televisão e participou de alguns filmes no cinema nacional.
Comentários
Os bons estão indo tar no ceu!!!!!!!