Peugeot negocia aliança com GM


A montadora francesa PSA Peugeot Citroën e a americana GM estariam negociando uma possível aliança para a produção de veículos, segundo informações da imprensa europeia.

Em entrevista a uma rádio da França, o ministro do Trabalho Xavier Bertrand disse que recebeu do presidente da Peugeot a notícia acerca das negociações. Já o jornal La Tribune publicou reportagem sobre o assunto, na qual conta que as tratativas já se arrastam há meses.

Em comunicado, a montadora francesa confirma que mantém conversas sobre uma possível aliança estratégica, porém não cita quais seriam os potenciais parceiros. Um porta-voz da GM, por sua vez, declinou de comentar a informação.

A montadora francesa admitiu que negociações para a aliança estavam em andamento, mas sem identificar com quem. As ações da Peugeot subiram após o site do jornal “La Tribune” ter dito que as conversas com a GM já aconteciam havia meses.

“Não há nenhuma garantia até agora de que essas negociações resultarão em algum acordo”, declarou a companhia com sede em Paris, sem entrar em mais detalhes.

“Nós rotineiramente falamos com outras [companhias] na indústria, mas não temos nada além disso”, disse a porta-voz da GM, Kelly Cusinato.

Com problemas similares de excesso de capacidade produtiva e dependência de consumidores de carros compactos do ocidente europeu, Peugeot e Opel têm pouco a oferecer uma para outra na região, afirmou o analista Erich Hauser, do Credit Suisse.

“Tenho dificuldade em ver como outra cooperação com a GM Europa em componentes vai ajudar a resolver qualquer dos problemas fundamentais”, disse Hauser em relatório a clientes.

Uma área de potencial colaboração é em veículos comerciais, onde a Peugeot tem afirmado que está buscando um parceiro para substituir a Fiat depois que a montadora italiana se retirar de uma joint-venture em 2017.

Mas as fontes informaram que a aliança Peugeot-GM sob discussão envolve compartilhamento de manufatura além da Europa.

As negociações entre Peugeot e GM envolveriam a produção de veículos, como parte da estratégia de globalização da montadora francesa e redução de custos.

Stella Fontes | Valor

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: