Morre Johnny Otis cantor de R&B descobriu Etta James e Little Richard


Morreu terça-feira, 17, perto de Los Angeles, o lendário músico do R&B Johnny Otis, aos 90 anos. A informação é do site do jornal LA Times.

Um pioneiro em diversos aspectos, foi cantor, compositor, baterista, bandleader e DJ, no sentido antigo da palavra. Em uma entrevista de 1979 ao Times, declarou que, apesar de ter nascido branco, escolheu ser negro “porque apesar de todas as dificuldades, há uma riqueza maravilhosa na cultura negra que eu prefiro”.

Sua obra mais famosa talvez seja a composição do hit de 1958 “Willie and the Hand Jive” (ouça abaixo). Além disso, foi o responsável por descobrir grandes nomes como Etta James, Little Richard, Jackie Wilson, Hank Ballard e Little Esther Phillips.

Integrante do Hall da Fama do Rock desde 1994, Otis nasceu em São Francisco, mas cresceu em Berkeley, onde o pai era dono de um mercado. Morando em um bairro negro, logo se enturmou com a comunidade e na adolescência tocava bateria em big bands locais.

Com 20 e poucos anos se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na carreira. Integrou a Harlan Leonard’s Kansas City Rockers, banda da casa no Club Alabam.

“Willie and the Hand Jive”, seu maior sucesso, foi regravada diversas vezes por muitos artistas, mas a versão mais conhecida é a de Eric Clapton (1974). Ele foi autor de outros sucessos também, como “So Fine”, “Double Crossing Blues” e “All Nite Long”.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: