No centenário de Jorge Amado Gabriela vira musical


Para bem comemorar o centenário de nascimento de Jorge Amado, o romance Gabriela, Cravo e Canela, além de ganhar nova série na Globo, escrita por Walcyr Carrasco, terá também uma adaptação para o teatro, no ano que vem, em forma de musical, num projeto do diretor João Falcão – e na linha dos espetáculos da Broadway, gênero que conquistou o país nos últimos anos.

O Ministério da Cultura acaba de aprovar, via Lei Rouanet, a captação de R$ 9,4 milhões em patrocínios para a montagem do musical, que estreará no Oi Casagrande, no Rio. Detalhe: antes da Globo pensar em remontar Gabriela, Falcão já tinha os direitos para levar o romance de Jorge Amado para o teatro.
– Neste fim de semana vou me reunir com o inglês Kevin Wallace, coprodutor da peça, para afinar os detalhes. A ideia é ser fiel ao livro e estrear no Rio, mas ainda não sabemos onde nem quem será a nossa Gabriela – diz Falcão, no suspense.

Detentora dos direitos sobre a obra completa de Jorge desde 2007, a Companhia das Letras chega ao ano do centenário lançando uma versão ilustrada das memórias “Navegação de cabotagem” (1992), ao menos dois títulos em formato de bolso (hoje só existe “Capitães da areia”) e uma caixa temática ainda não definida.

– Encontrei fotos que a Hildegard Rosenthal (fotógrafa suíça) fez de Jorge Amado – conta Thyago Nogueira, editor da coleção. – Elas e outras preciosidades garimpadas em Salvador, Rio e São Paulo estarão nessa edição especial de “Navegação”.

Para Nogueira, 2012 será o ano da revalorização literária do escritor:

Mais: a canção Gabriela, com letra e música de Dorival Caymmi (na abertura de novela de 1975, era cantada por Gal Costa), deverá voltar na nova versão.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: