Morre o cineasta inglês Ken Russel, da ópera-rock “Tommy”


O cineasta inglês Ken Russel, da ópera-rock “Tommy” (1975), morreu no último domingo, aos 84 anos, após uma série de derrames cerebrais. Com um estilo barroco e excessos visuais que muitas vezes causavam polêmicas, o diretor teve seu auge nos anos 60 e 70. Em 1974, recebeu o Grande Prêmio Técnico por “Mahler”, no Festival de Cannes.

“Mulheres Apaixonadas” (1969), adaptação de obra de D.H. Lawrence (1885-1930), rendeu a Russel indicação ao Oscar de melhor diretor em 1971. Na época, a cena de luta entre Oliver Reed e Alan Bates, nus, chocou o público. Glenda Jackson levou o Oscar de melhor atriz pelo filme. Já o drama religioso “The Devils” (1971) também provocou críticas devido a cenas de violência.

APKen Russell durante filmagens de “O Namoradinho” (1971), com a modelo e atriz Twiggy

O maior sucesso comercial de Russell, no entanto, é “Tommy”, baseado no disco homônimo da banda The Who. Além de integrantes da banda, o filme traz astros como Eric Clapton, Jack Nicholson e Elton John. Cinebiografias e musicais eram alguns dos gêneros prediletos do diretor. Em “Lisztomania” (1975), Roger Daltrey (vocalista do The Who e ator principal de “Tommy”) interpreta o compositor Franz Liszt (1811-1886). O retrato também é feito de maneira bem particular: Wagner surge como se fosse um vampiro, e Ringo Starr interpreta um papa.

 

Nos anos 80, Russell dirigiu grandes astros da época, como William Hurt (“Viagens Alucinantes”, 1980), e Kathleen Turner (“Crimes de Paixão”, 1984), e até se aventurou em videoclipes, como “Nikita”, de Elton John. Na década seguinte, o ritmo de produção do diretor diminuiu bastante devido a um derrame cerebral e dificuldades para conseguir financiamento para seus filmes. O grande público voltou a vê-lo em 2007, quando ele participou, por cinco dias, de um reality show inglês. Russel deixa sua quarta mulher, Elise Tribble, e oito filhos de casamentos passados.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: