Minha Seresta – Vida e Obra de Alcides Gonçalves


Um dos mais importantes e polêmicos músicos gaúchos da primeira metade do século 20 é tema de “Minha Seresta — Vida e Obra de Alcides Gonçalves”, lançamento da Editora da Cidade / Secretaria Municipal da Cultura.

Cantor, instrumentista e compositor, primogênito de oito irmãos (todos músicos), Alcides Gonçalves (1908-1987) começou a cantar quando microfones, discos e transmissões recém começavam a se popularizar. Atuou nos principais cafés e casas noturnas da Capital gaúcha, nas rádios Gaúcha, Farroupilha e Difusora, além de bem-sucedidas temporadas na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e El Mundo de Buenos Aires, entre tantas outras.

Na área fonográfica, Alcides foi o primeiro intérprete a gravar em disco composições de Lupicínio Rodrigues, com o 78-rotações “Triste História” / “Pergunta Aos Meus Tamancos” (1936), co-assinadas por ambos e cuja parceria se reprisou nos sucessos nacionais “Maria Rosa”, “Castigo” e “Quem Há De Dizer”, no final da década de 40. Alcides também teve parceiros como Ataulfo Alves e assina sozinho clássicos do cancioneiro boêmio como “Pra Ela”. Suas principais criações estão registradas nos LPs “Cadeira Vazia” (1977) e “Pra Ela” (1981).

Este é o segundo livro do jornalista e pesquisador Marcello Campos, autor da biografia do Conjunto Melódico Norberto Baldauf (2006).

A sessão de autógrafos será realizada no dia 10 de novembro (quinta-feira), às 18h30min, na Praça Central de Autógrafos da 57ª Feira do Livro.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: