Frida Kahlo tem exposição em Lisboa


Uma seleção com 257 fotografias do acervo pessoal da pintora Frida Kahlo (1907-1954) irá compor uma nova exposição sobre essa enigmática artista mexicana em Lisboa, Portugal.

Com o título Frida Kahlo – As suas fotografias, a primeira apresentação internacional da exposição permanecerá aberta ao público português de 4 de novembro a 29 de janeiro de 2012, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade.

A Casa da América Latina, organizadora da mostra, explicou que a maioria de fotos é desconhecida. Para facilitar a compreensão dos espectadores, as imagens serão dividas em seis blocos temáticos: Os Pais: Guillermo e Matilde, A Casa Azul, O Corpo Acidentado, Os Amores de Frida, A Fotografia e A Luta Política.

A mostra, que apresenta recortes da vida pessoal e do lado íntimo da artista, também “revela novas facetas de uma das personalidades do século 20”, afirmaram os organizadores. Historiador da fotografia mexicana e curador da exposição, Pablo Ortiz Mosteiro explicou que Frida Kahlo – As suas fotografias exalta os interesses que a pintora teve durante “sua atormentada vida”. A admiração pelo pintor mexicano Diego Rivera e outros amores, a família, o corpo acidentado, a ciência médica, os amigos e inimigos, a luta política e a arte, além do passado pré-hispânico estarão nas fotos dessa exposição.

“São fotografias que Frida colecionou por razões familiares, sentimentais e estéticas, muitas delas utilizadas como instrumento de trabalho”, sustentou. “Tudo é marcado pela sua grande paixão pelo México e pelos mexicanos”, concluiu Ortiz Mosteiro.

Frida Kahlo morreu em 1954 e o arquivo documental permaneceu encerrado durante quase cinquenta anos, até ter sido revelado ao público no verão de 2007, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da pintora, em 1907, e do cinquentenário da morte do marido, o muralista mexicano Diego Rivera (1886-1957).

EFE

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: