Dilma troca comando da TV Brasil


Ex-secretário de imprensa de Lula é indicado para vaga de Tereza Cruvinel, que enfrentava resistência do Conselho Curador

 

Nelson Breve, ex-secretário de imprensa da Presidência no governo Lula, vai assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação. A substituição foi determinada pela presidente Dilma Rousseff. A troca no comando sela a saída da jornalista Tereza Cruvinel, que estava havia quatro anos no posto e tentava continuar. Parte do governo e do Conselho Curador da EBC rejeitava a ideia.

Nelson Breve é o atual superintendente de comunicação multimídia da EBC. Foi o principal nome indicado pelo ex-ministro Franklin Martins, responsável pela comunicação social no segundo mandato de Lula. O mandato de Cruvinel se encerrou na sexta-feira, 28.

A empresa foi criada em 2007 pelo governo Lula. É responsável pela administração da TV Brasil e demais canais públicos de rádio e televisão. Nos últimos meses, a disputa pelo comando da EBC abriu uma crise no Planalto. Defensores de Cruvinel afirmam que a não recondução seria atestado de ineficiência da gestão. Cruvinel deixou o cargo de colunista do jornal O Globo para tirar a TV Brasil do papel.

Durante o mandato, ela angariou desafetos e polêmicas, como o pedido de demissão de diretores sob a justificativa de ingerência política na TV e de autoritarismo. Em 2010, o candidato José Serra (PSDB) acusou a emissora de agir para favorecer Dilma. Um jornalista da Rádio Nacional perguntou ao tucano se ele iria acabar com o Bolsa Família. O fato levou o Conselho Curador a exigir um manual de redação.

A EBC, embora seja uma empresa pública, é mantida com verbas federais. Seu orçamento de 2011 é de R$ 450 milhões.

ColetivaNet

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: