Comprovado: uso de celular não causa câncer


Um novo estudo realizado na Dinamarca não encontrou provas para vincular o uso do celular ao câncer. De acordo com o site Mashable, ao longo dos últimos dois anos, alguns relatórios têm sugerido que os telefones celulares  podem causar a doença, enquanto outras pesquisas alegam o contrário. .

Pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública de Copenhagen dividiram adultos dinamarqueses com 30 anos de idade ou mais em dois grupos: o primeiro reunia os nascidos depois de 1925 e, o segundo, os nascidos antes de 1995. Em seguida, formaram-se dois subgrupos, entre os que têm assinatura de telefonia móvel e o que não tem. Após a realização de vários testes, o estudo descobriu que os casos de câncer em ambos os grupos eram quase iguais.

Além disso, a pesquisa não encontrou um maior número de ocorrência de glioma nos lobos temporais do cérebo – parte mais exposta à radiação do celular – entre os assinantes de telefonia móvel. “Não encontramos nenhuma indicação de aumento do risco de tumores no sistema nervoso central”, concluem os autores. Porém, como o estudo não é isento, eles não descartam o risco da doença ser maior para aqueles que utilizam constantemente o celular.

Embora cada estudo tenha suas falhas e limitações, esse parece ser o relatório mais abrangente já realizado.

Para visualizar o estudo completo (em inglês), clique aqui.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: