Ex-lutador Maguila está com Alzheimer


O ex-boxeador Adílson Maguila Rodrigues, que, segundo sua mulher, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer há dois anos, vem enfrentando problemas de memória gerados pela doença. Apesar disso, ele reluta em tomar os medicamentos inibidores dos sintomas. O Mal de Alzheimer é uma síndrome degenerativa do Sistema Nervoso Central que leva a perda de memória e de outras funções cerebrais. Não existe cura, mas o tratamento medicamentoso leva a um retardo na evolução do quadro e ganho de qualidade de vida.

“Há mais ou menos dois anos, o médico da família identificou a doença. Nós já desconfiávamos, pois ele vinha esquecendo onde colocava a chave, o celular”, conta Irani, mulher do ex-boxeador há 26 anos. Segundo ela, Maguila tem dificuldades para recordar ou reconhecer alguns amigos, mas isso não acontece com familiares. “Ele está bem, vive normalmente. Essa doença é mais difícil para quem está próximo do que para a pessoa”, diz.

LEIA MAIS SOBRE A DOENÇA

O mal de Alzheimer é uma forma de demência decorrente de uma doença progressiva e degenerativa do cérebro. Afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Leia mais

Em entrevista publicada nesta terça ao jornal Diário de S. Paulo, porém, o ex-boxeador contradisse a mulher. “Fiz exames no Hospital das Clínicas e o médico disse que eu tenho Alzheimer e diabetes. Mas eu acho que é mentira porque isso causa esquecimento e eu não esqueço de nada”, disse Maguila, atualmente com 53 anos.

Segundo ele, não há rebeldia na resistência ao medicamento. “O médico me passou remédio, mas eu disse para rasgar tudo. Já estou com 53 anos e não sinto nada. Não desafio nada, mas, se sentir algo, vou me cuidar. Você vai tocando o barco até quando Deus quiser”, resumiu o atleta, na entrevista ao periódico. Na visão de Irani, “ele não gosta de tomar remédio, só toma quando quer”.

Para o médico neurocirurgião Luis Pacuzzi, a profissão de pugilista pode ter colaborado para o surgimento precoce da doença. “Dificilmente o Mal de Alzheimer surge antes dos 58, 60 anos. Os constantes impactos que ele recebia na região do crânio podem ter gerado microlesões cerebrais que contribuem para o surgimento dos sintomas”, explica. Ainda de acordo com o especialista, ainda não existe um diagnóstico preciso da patologia. “O médico faz uma série de exames e, na existência de todos os sintomas e nenhuma outra doença, diagnostica o Alzheimer por exclusão”, diz. Isso levaria, segundo Pacuzzi, a um certo exagero no diagnóstico da doença. “Muitos médicos diagnosticam a síndrome em confusão a outros males cerebrais”, finaliza.

A medicina contemporânea julga que fatores genéticos são os principais causadores da doença. A mãe e uma tia de Maguila tiveram Alzheimer.

Vinícius Segalla /UOL

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • GEL  On julho 22, 2013 at am:17 am

    vai a luta maguilão , que vc consegue,, tenha fé em DEUS , SEGUNDO O NOME DE JESUS OK,, JA COMI FEIJOADA E CHURRASCO NO SEU SITIO EM ARUJÁ,,,

  • sandra Arcelina de Sales  On janeiro 26, 2013 at am:27 am

    minha mae morreu a 3 anos e 8 meses fora 10 anos ao todo da doença. Agora meu pai foi diagnosticado com mal de parkson, estou enfrentado uma luta há tempos pois sou filha única, e é muito triste vê seus pais dessa forma, estou depressiva, mas peço a Deus força pois tudo só acontence conforme sua vontade.Que a misericordia de Deus nos dê força para parssamos estes momentos dificeis.Que Deus os abençõe.

  • laercio c. basilio  On janeiro 22, 2013 at pm:14 pm

    Maguila, que Deus te abençoe meu amigo na sua recuperação. Sou teu vizinho e de vez em quando te vejo caminhando pelo bairro, e nos últimos dias está fazendo falta, um grande abraço.
    Laércio.

  • cida  On dezembro 22, 2012 at am:45 am

    é só a misericordia de Deus em nossas vidas que nos da forças para continuar.mas a nossa vida pertence a ele.e com certeza ele cuida de nós,apesar de as vees nao entendermos essse amor incondicional de Deus!

  • MOISÉS SAN  On agosto 5, 2012 at am:08 am

    EU JOSE ANTONIO DOS SANTOS) PEÇO A DEUS DO ÇEU QUE DE UMA CURA BEM LEGAL A MEU AMIGO MAGUILA DEUS QUE ABENÇOE

  • Ivete Aparecida Silva de Oliveira  On outubro 3, 2011 at am:54 am

    Maguila o Senhor Jesus vai te curar, busca a Ele,o Senhor Jesus levou Sobre todas as infermidades Ele é os médicos dos médicos busque -o que Ele vai te curar, procure a igreja mundial do poder de Deus,fale com o apóstolo Valdemiro Santiago,por que o Deus que está vida vai te cura, e o apóstolo pode te ajudar.Não pensa corre atrás da vida que é Jesus.

  • r  On setembro 14, 2011 at am:19 am

    a minha mãe tem alzheimer a 8 anos esta acamada a 2anos e muito dificil para o cuidador nois samos de classe media baixa nem sempre tem o remedio vc faça um esforço e tome seu remedio direitinho pois nois Brasileiros te amamos beijosssssssssssssss

  • junior  On setembro 14, 2011 at am:41 am

    discordo, pra mim foi o POPÓ.
    MAS QUESTÃO DE GOSTO NINGUEM DISCUTE

  • Manoel Monteiro Cavrches  On setembro 12, 2011 at pm:20 pm

    MAGUILA PARA MIM FOI O MAIOR LUTADOR QUE O BRASIL TEVE NOS ÚLTIMOS TEMPOS. É UMA PENA QUE TENHA PARADO TÃO CEDO E O PIOR ESTAR DOENTE, MAS SE DEUS QUIZER ELE VAI FICAR BOM

    ABRAÇOS A FAMILIA. SEMPRE FUI SEU FÃ

    MANOEL MONTEIRO CAVARCHES.

  • PAULINHO  On setembro 9, 2011 at am:30 am

    Uma pena…
    http://pernadepautupa.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: