Morre o jornalista publicitário José Salimen Jr


 O jornalista, radialista, publicitário e empresário José Salimen, 77, mais
conhecido como Salimen Júnior, morreu na madrugada deste sábado no Hospital Santa Rita, do Complexo Hospitalar Santa Casa, vítima de câncer.
Nascido em Pelotas, foi rádio-ator, animador de auditório e pioneiro na implantação da televisão em cores no Brasil, com a primeira transmissão em coresda Festa da Uva, de Caxias do Sul, em 19 de fevereiro de 1972, pela TV Difusora.
O corpo será velado a partir das 16h deste sábado, na Capela 4, do crematório Metropolitano São José.
Conhecido pelo nome artístico Salimen Jr., ele será velado a partir das 16h deste sábado no Crematório Metropolitano São
José, na Capital.
Descendente de sírio-libaneses, Salimen Jr. nasceu em 2 de  fevereiro de 1934, em Pelotas. Foi na cidade do sul do Estado que, ainda adolescente, começou sua carreira. Aos 16 anos ingressou na Rádio Cultura como locutor esportivo. Também editava a página esportiva do jornal Opinião Pública.
Na época, adotou o nome Salimen Jr., que se tornaria famoso no rádio gaúcho.Em 1954, trocou Pelotas por Porto Alegre para integrar a equipe da Rádio
Farroupilha. Foi locutor comercial e esportivo, posteriormente animador de
auditório. Na época das radionovelas, era ator, e narrava os dramas ao
vivo.
— Ele era um animador-galã — recorda Samir, um dos quatro filhos do
primeiro casamento, com Angelita.
Salimen Jr. substituiu Maurício Sirotsky Sobrinho na Rádio Farroupilha em 1957. Passou a apresentar o rebatizado Vesperal Farroupilha. Mais tarde, em 1963, o radialista pelotense voltou a substituir Maurício, mas desta vez na Rádio Gaúcha, embrião do Grupo RBS. O programa trocou de nome para MS, M de Maurício e S de Salimen.
Depois, o pelotense passou pela TV Gaúcha, fundando mais tarde a TV Difusora, onde foi um dos líderes do trabalho que resultou na implantação da transmissão em cores na TV brasileira.
Salimen Jr. também atuou no ramo empresarial e no comando de agências de
publicidade, como a Panam – Casa de Amigos, Salimen & Franchini, Publivar e
Símbolo Comunicação.
Atualmente, era diretor de Expansão do Jornal do Comércio, em Porto Alegre, no qual assinava uma coluna sobre economia. Sua trajetória foi retrata no livro Salimen, Uma História Escrita lançado em 2009.Além dos cinco filhos do primeiro casamento, Salimen ainda teve outro filho, com sua atual mulher, Arlene.ZERO HORA

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: