Morreu David Servan-Schreiber, o “Sr. Anticancer”


O médico e neurocientista francês conhecido pelo seu livro sobre o “estilo de vida anticâncer”, David Servan-Scheiber, morreu na noite de domingo (24) em um hospital no noroeste da França, segundo jornais europeus. Ele tinha 50 anos e lutava contra um câncer no cérebro há quase 20.

De acordo com o jornal português “Público”, Servan-Scheiber há três dias em coma, depois de ter sofrido durante os últimos meses de diversos sintomas neurológicos graves – paralisia, dificuldade em falar – devido a metástases no cérebro.

Sucesso nas livrarias, seus livros sobre seu método natural de enfrentar a doença – sendo “Anticâncer – Prevenir e vencer usando suas defesas naturais (2008)” o mais conhecido – venderam mais de 1 milhão de cópias, segundo o diário francês “L’Express”.

Servan-Schreiber descobriu a doença em 1992, quando o participante de uma pesquisa não apareceu para um exame agendado de ressonância magnética no seu laboratório da Universidade de Pittsburgh (EUA). Numa absoluta casualidade, ele tomou o lugar no aparelho e o exame mostrou um tumor cerebral do tamanho de uma noz, descreve o “New York Times” em perfil publicado pelo G1 em 2008.

Operado e tratado, o neurocientista retornou à sua rotina usual. Cinco anos depois o tumor estava de volta e entre voltar a ser operado e se submeter a quimioterapia e radioterapia, ele percebeu que tinha de procurar o que ele próprio podia fazer para reforçar a capacidade do corpo combater a doença.

O resultado das pesquisas foi “Anticâncer”, publicado pela primeira vez em 2007, que detalha as principais alterações no estilo de vida do pesquisador para ajudar o organismo a combater o tumor. Alvo de críticas de alguns oncologistas por preconizar métodos alternativos, o livro foi defendido por Servan-Schreiber, que sempre afirmou em entrevistas que seus métodos não deviam substituir a medicina convencional.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • joseilda M  On outubro 19, 2016 at pm:37 pm

    Dr. David dedicou-se plenamente a pesquisar todos os fatores que atormentam nossas vidas e afetam nossa saúde muitas vezes desencadeando nessa doença que exige muita força para superação como foi o caso dele nesses anos todos em que lutou. Foi um guerreiro, sentiu na pele, pesquisou, participou junto com os pacientes e teve coragem de expor em seu livro de maneira singular a multiplicidade de sentimentos e conhecimentos que experimentou durante a sua luta. Jamais será esquecido e o reconhecimento público por sua obra será um dia revelado ao mundo inteiro. Agradeço a Deus ter a oportunidade de ter acesso a tal obra prima. Que os céus o tenham recebido em festa, uma vez que foi tirado deste mundo tão jovem.

  • Leila Fiuza  On fevereiro 29, 2016 at am:30 am

    Em primeiro lugar um Grande Ser Humano, tem meu respeito e grande admiração! Uma grande perda para a humanidade, Acredito que milhares de pessoas poderiam ser salvas se acreditassem e seguissem as orientações de sua livros que ensina a prevenção contra o câncer, que mais fácil que a cura. Penso que Deus tem lugar reservado p/ o Dr. David no céu.

  • Francisca Laura Carvalho de Oliveira  On março 27, 2015 at pm:38 pm

    David continuará sendo um exemplo de coragem e determinação. conheci sua obra em 2010, e de lá para cá tenho apresentado a mesma há muitas pessoas. Sua morte me entristeceu, mas ao mesmo tempo louvo a Deus pela grande obra que o David nos deixou, seu livro.

  • maria de fatima da s lima rio de janeiro brasil  On outubro 14, 2013 at pm:39 pm

    este livro me levou a cura do cancer de mama descoberto agosto de 2011 obrigada

  • smaria  On julho 15, 2013 at pm:14 pm

    Li o livro e aproveito boa parte dele. É maravilhoso! Um presente para os que são a favor da boa alimentação e acreditam que esse mundo está todo envenenado. Para aqueles que acreditam que a vida é mais importante do que o interesse comercial. Dr. Davis deixou uma obra que jamais será esquecida, De raro valor somente para aqueles que acreditam que preservar a vida está acima do dinheiro.

  • andré luiz estrela cordeiro  On maio 18, 2013 at pm:02 pm

    DR SERVAN É UM GRANDE HOMEM CIENTISTA MEDICO AO QUAL EU SIGO ,APESAR DOS MEDICOS ORTODOXOS , CARTESIANOS E MATERIALISTAS DESMERECEREM TODO SEU ESTUDO E TRABALHO QUE DEUS O RECEBA E JÁ RECEBEU COM TODO AMOR E GRAÇAS DE UM SER HUMANO RARO E DE GRANDE INTELIGENCIA.ANDRE CORDEIRO.

  • Rogerio Herzer  On abril 8, 2013 at am:22 am

    2013…li o livro que uma amiga me emprestou. Minha mãe está com cancer. Excelente trabalho. Mostra uma lição. O cancer é uma doença terrível porém pode ser previnido sem agressividade quimica. Ele nos mostra que poderemos evitar a doença e que após contraí-la, poderemos prolongar nossa vida com muito menos agressividade. Neste momento, quam está derrubando minha mãe é a quimio que a deixa muito fraca. Ele foi um homem previligiado.

  • Silvana Rodrigues Cesar  On fevereiro 15, 2013 at am:16 am

    Estou terminando de ler o livro e hoje eu ja me encontro a enxergar “além dos cinco dedos”. Dr. David muito obrigada ,a sua resiliência nos demonstrou de que podemos sim estar sempre transgredindo as barreiras da vida, e com isso ,nos tornando pessoas melhores. Você deixou uma grande lição.Que Deus te abencoe!

  • Maria Ines Mendonça  On dezembro 27, 2012 at pm:24 pm

    Fiquei triste com a notícia. Ganhei o livro neste natal, vou rele-lo, pois já o havia lido no consultório da minha médica. Estou com câncer no cérebro, ou melhor quero acreditar que estava.
    Que o Dr David descanse em paz. Ele merece!

  • Sergio Alves  On novembro 3, 2012 at pm:44 pm

    Expressaste em fatos e motivações, o que muitos fazem mau uso com interesses financeiros. Deus o receba em sua graça e você fez valer toda sua luta, mobilizou milhões ao redor do planeta com respeito, dignidade e motivação para viver e não apenas sobreviver, o mundo lhe é grato.

  • MATEUS REIS SANTOS  On outubro 17, 2012 at pm:54 pm

    Esse Verdadeiro Guerreiro nos deixou uma obra prima na procura de uma qualidade melhor de vida. Nota mil para este nobre médico e cientista do século 21.

  • Anna Rachel de Carvalho Mello  On janeiro 22, 2012 at pm:39 pm

    entristeceu-me a noticia da morte do Dr David mas não tirou-me o entusiasmo e a confiança em ler o seu livro .Uma pessoa que consegue viver,não só sobreviver,porque ele viveu ,continuou suas pesquisas e foi capaz de escrever um livro apesar de um câncer tão agressivo no cérebro ,pouco antes de morrer:livro este que tem ajudado tanta gente que como eu lutam contra essa doença.Obrigado Dr Shereiber!

  • Marcia Nunes Pilla  On dezembro 14, 2011 at am:16 am

    Estou lendo o seu livro agora, e gostaria que estivesses entre nós, ainda para deixar mais depoimentos. Sei que onde estás deves ouvir os aplausos de todos as quem ajudaste. A mim, neste momento, tuas palavras vão ajudar a minha mãe. Em breve estarei atuando como terapeuta e usarei cada centímetro deste livro que estou lendo. Meus parabéns, pela vida maravilhosa que tiveste! 20 anos são um milagre, diante desta doença que ainda não vencemos. Muita luz e paz na tua nova caminhada, e que possas inspirar os médicos e as pesquisas aqui na Terra.

  • Trevisan, José  On dezembro 13, 2011 at pm:16 pm

    David S. Schreiber, partiu, mas ousou com a propria vida, nos oferecer algumas alternativas e escolhas daquilo que a gente acredita e, nossa mente pode nos dar meios de superação.
    Obrigado por desafiar os Newtonianos, existe muito ainda a aprender para a manutenção da vida.Reformulemos a nossa miopia de hipótese para as novas aprednizagens

  • Idaisa M C Fernandes  On dezembro 7, 2011 at pm:05 pm

    Esta noticia me deixou muito triste… o livro AntiCancer foi fundamental para mim durante o meu tratamento contra um cancer de mama! As mudanças no meu estilo de vida foram inspiradas nele… Descanse em paz!!!

  • Nilza Maciel  On novembro 11, 2011 at pm:19 pm

    Dr. David, obrigada por sua maravilhosa obra em busca de dias melhores para os pacientes oncologicos, dando-nos opcoes por tratamento complementares juntamente com a medicina traicional …obrigada um milhao de vezes … tenho certeza que estara olhando por nos de onde estiver … Nilza Maciel

  • Junice coelho de sousa  On outubro 30, 2011 at pm:18 pm

    Entristeceu-me essa notícia, pois qdo fis a tratamento para eliminar um cancer de mama o seu livro me foi muito útil. Aliás ainda me é útil. Que Deus saiba recompensá-lo com um lugar maravilhoso ao seu lado.

  • Celso Lugão da Veiga  On outubro 25, 2011 at am:30 am

    Um grande sujeito. Todos nesta situação se desesperam e congelam, porém alguns usam toda a sua capacidade de resiliência para tentar se harmonizar e esticar a vida com qualidade.
    Um grupo menor ainda é capaz de produzir conhecimento para auxiliar a humanidade, principalmente aqueles que sofrem.
    David Servan-Schreiber não só apontou para meios de auxiliar como alertou para a importância da profilaxia fazendo coro com muitas vozes que têm denunciado o abuso de agrotóxicos, de fatores de contaminação e de outros fatores perigosos para a saúde ( por exemplo, o mercúrio jogado nos mares e que é absorvido pelos peixes que comeremos); a produção insana de alimentos, seja o gado, sejam as aves, empobrecendo suas rações (o ômega 3) e enchendo-os de hormônio para o crescimento e o abate rápido.
    Lester Brown, presidente do WWI-Worldwatch Institute disse em entrevista à TV Cultura
    “A questão não é lucrar menos, mas como construir uma economia em que o progresso econômico possa continuar “(e a humanidade tem que estar presente, é óbvio)…
    “ Fazemos um check-up anual da Terra, o mesmo check-up que você faz quando vai ao médico. O que vemos nos 17 anos em que editamos o relatório é que, a cada ano, a saúde do paciente deteriora”, disse L. Brown.
    O Dr. David Servan-Schreiber, através de sua obra e de seu exemplo, auxiliou muitos clientes e parentes, não só meus mas de muitas outras pessoas. Tendo percebido a grandiosidade e a relevância de sua jornada já havia postado em meu site referências sobre ele e sua obra.
    E quem as lê perceberá claramente que em nenhum momento ele aconselhou alguém a abandonar os tratamentos convencionais e necessários, ele próprio manteve-se nesta linha de conduta. Jamais deixe de seguir os especialistas, consulte mais de um para entenderes bem sobre o teu problema e fazer as escolhas certas, isto é, um profissional que combine competência e confiança, em geral estes conversam abertamente com seus clientes e não se colocam em pedestais… Ouvem seus clientes, e ouvir ao próximo e dialogar é fundamental.
    Quando você tenta falar e o outro não te escuta, existem dois monólogos, mas não um diálogo.
    Escrevo estas palavras aqui e presto um tributo em meu site ao Dr. D. Servan-Schreiber.
    Como diz a garotada “Valeu doutor, mandastes muito bem”
    Eu tenho muito orgulho, como cientista, de ver colegas assim, trilhando com dignidade, coração e altivez o seu caminho.
    Prof. Celso Lugão da Veiga
    Psicoterapia Estratégica
    SPA -UERJ

  • nair lossa Aguilar  On outubro 22, 2011 at am:19 am

    Ganhei o livro de uma amiga de infancia qdo soube q aos 50 anos estou com ca de mama.
    fiquei muito triste.
    Mas ele me audou muito com seu livro na mudança de habitos…
    Que o sr descanse em paz.

  • Neli Fatima dos Santos Brum  On outubro 20, 2011 at pm:52 pm

    Entristeceu-me a notícia da morte do Dr . David Servan, ele foi um exemplo, deixou-nos uma mensagem maravilhosa de vida. Tive câncer há 6 anos e seu livro me ajudou muito, ele nos passa esperança, força, vida… Dr.David… um batalhador, um homem corajoso…

  • Angelo Cansiglieri  On outubro 17, 2011 at pm:17 pm

    Obstinado. Deu seu melhor para um mundo de pessoas, que como ele, ainda vivem a doença instalada ou em hibernação, que precisam dos métodos e remédios convencionais, mas sobretudo do espirito de luta proativa para continuar a vida.

  • Josineide de Abreu  On outubro 7, 2011 at am:16 am

    David não nos deixou apenas sua história de vida e luta relvelada na publicação de Anticâncer. Nos deixou a certeza de que vale a pena investir nos sentimentos mais profundos que são: o amor, a fé e a esperança, tudo o que nos mantém acesos para poder lutar. Tudo o que ele queria é que sua vida não fosse em vão… e não foi. Porque tem ajudado muitas pessoas a superar suas dificuldades, em busca de suas defesas naturais.

    Obrigada, David. Que Deus tenha você em um bom lugar. Em paz!

  • JOSE CARLOS MININ DE LINS  On setembro 17, 2011 at pm:58 pm

    Esse cara venceu um cancer no cerébro por quase 20 anos, enquanto isso conseguiu a façanha de um best-seller mundial que tem ajudado muita gente a prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. Quantos que achavam que ele estava condenado morreram antes dele? Sem dúvida um exemplo de proatividade, e de como agir diante de uma tragedia, otimizando a atitude. Ele não se lamentou, deram-lhe seis meses de vida e ele esticou para quase 20 anos. Parabéns Dr. David, que bela carreira e que exemplo magnífico de superação.

  • Eneida  On agosto 27, 2011 at pm:59 pm

    Um ser iluminado

  • Rita  On agosto 26, 2011 at pm:29 pm

    Fiquei muito triste com a noticia. Comprei o livro anticancer e pude perceber a sua força de vontade em enfrentar a doença buscando aliar a medicina curativa e a os as suas descobertas com relação a novos alimentos , a importancia da atividade física e do controle da ansiedade e do stress. Deixou uma grande legado para a medicina e a esperança na luta contra a doença.

  • Dayse Arruda  On agosto 19, 2011 at pm:55 pm

    Deixou um exemplo de coragem e humanidade pela forma como lidou com sua doença e fez questão de disseminar informações importantes para todos nós.

  • ALVARO LUIZ RODRIGUES DIAS  On agosto 16, 2011 at am:47 am

    Este cientista e médico psiquiatra é exemplo. A história dele é de determinação e compromisso com a melhoria de vida de todos, mesmo numa situação difícil por que passou. Soube valorizar o seu momento difícil e deixar uma história significativa para todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: