HIV: tratamento reduz em 96% chances de transmissão em casais


Pesquisa pioneira internacional mostra que o tratamento com remédios reduz em 96% as chances de transmissão do vírus HIV em casais sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não).

Riegel participou dos estudos Crédito: ARTHUR PULS

Riegel participou dos estudos Crédito: ARTHUR PULS

O resultado foi bem recebido pela equipe do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, de Porto Alegre, que integrou a pesquisa.

Segundo o chefe do Serviço, Breno Riegel Santos, a principal mudança, a partir do resultado da pesquisa, está relacionada à distribuição de remédios, uma vez que os pacientes que têm a doença dentro de limites considerados seguros, com baixa carga viral e reduzida possibilidade de desenvolver uma doença associada, não recebem medicamentos.

A pesquisa iniciada em 2005 envolveu mais de 1,7 mil casais da América, da África e da Ásia. Apenas pelo Hospital Conceição, foram indicados 90 casais participantes. O projeto integra a rede de estudos “HIV Prevention Trials Network”, responsável por diversos estudos sobre como prevenir a transmissão da doença.

Os casais foram separados em dois grupos. Em um, os pacientes soropositivos recebiam a medicação; em outro, não. Na última comparação, haviam ocorrido 28 transmissões do vírus – uma no grupo medicado e 27 no outro. “Somente este dado já suspendeu a pesquisa, mostrando que ela já havia alcançado os resultados oficiais”, disse Riegel.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: