O jornalista Clóvis Duarte, de 69 anos, faleceu nesta terça-feira (19), no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde estava internado desde maio, recuperando-se de complicações cirúrgicas em decorrência de tratamento de um câncer. Desde 2007, trabalhava na TV Pampa (canal 4), onde apresentava o Programa Clóvis Duarte e o Câmera Pampa.
Clóvis Duarte da Silva era professor de Biologia e foi um dos fundadores do curso pré-vestibular IPV, em 1964. No ano de 1971, foi contratado pela TV Gaúcha, atual RBS TV, para fazer a cobertura do vestibular. Na emissora, participou ainda do Jornal do Almoço. Passou ainda pelo Portovisão, da TV Difusora. Em janeiro de 1988, estreou o programa noturno Câmera 2, na TV Guaíba, onde permaneceu até a emissora ser adquirida pela Record.
Apresentadora da TV Com e ex-âncora do Jornal do Almoço, a jornalista Tânia Carvalho trabalhou com Duarte. Ela destaca o perfil inovador do amigo.
— Ele foi uma pessoa muito importante nas comunicações. Inovou na televisão, ao criar programas mais informais. Aliás, ele foi a primeira pessoa a mostrar uma tela de computador na televisão gaúcha — recorda.
Antes de atuar na área da comunicação, Duarte fundou curso de pré-vestibular IPV, localizado na Avenida Salgado Filho, no Centro. Ele era professor de Biologia. Duarte deixa um filho de 11 anos e três filhas adultas.
Comentários
um grande professo de biologia uma grande pessoa uma perda muito grande para nosso estado