Dilma afasta toda cúpula dos Transportes


Em nota, pasta afirma que decisão foi tomada após denúncias de superfaturamento; ministro Alfredo Nascimento permanece no cargo

O ministro do Transporte afirmou que não foi conivente com qualquer ato irregular  / Foto: Renato Araújo/ABr

Ministro do Transporte afirmou que não foi conivente foto: Renato Araújo/ABr

O governo federal informou neste sábado o afastamento de parte da cúpula do Ministério dos Transportes. Segundo nota divulgada nesta tarde, o ministro Alfredo Nascimento decidiu instaurar uma sindicância para apurar as denúncias feitas pela revista “Veja” desta semana. A publicação cita superfaturamento em obras públicas.

Segundo o ministro, foram afastados os servidores Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete do ministro; Luís Tito Bonvini, assessor do gabinete do ministro; Luís Antônio Pagot, diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes); e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec (empresa pública ligada à pasta). O desligamento temporário será formalizado a partir da próxima segunda-feira, pela Casa Civil da Presidência.

Nascimento afirmou ainda que “rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes”. Ele continua no cargo.

De acordo com a revista, representantes do PR, funcionários da pasta e de órgãos vinculados ao ministério teriam montado um esquema para superfaturar obras e receber propinas de empreiteiras.

Veja a nota na íntegra:

“ESCLARECIMENTO

Sobre a reportagem “O mensalão do PR”, publicada pela revista Veja na edição que circula nesse fim de semana, o Ministério dos Transportes informa o que segue:

O Ministro de Estado dos Transportes, Alfredo Nascimento, rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de quaisquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes. A preocupação e o cuidado com a correta administração do bem público é uma das marcas da sua vida pública e, especialmente, de suas gestões à frente da Pasta.

Diante da relevância do relato publicado pela revista e da ausência de provas, Nascimento decidiu instaurar uma sindicância interna para apurar rápida e rigorosamente o suposto envolvimento de dirigentes da Pasta e seus órgãos vinculados nos fatos mencionados pela revista. Além de mobilizar os órgãos de assessoramento jurídico e controle interno do Ministério dos Transportes, o ministro decidiu pedir a participação da Controladoria-Geral da União (CGU). As providências administrativas para o início do procedimento apuratório serão formalizadas a partir da próxima segunda-feira, 04/07.

Para garantir o pleno andamento da apuração e a efetiva comprovação dos fatos imputados aos dirigentes do órgão, os servidores citados pela reportagem serão afastados de seus cargos, em caráter preventivo e até a conclusão das investigações. Alfredo Nascimento já comunicou sua decisão à Presidência da República. O desligamento temporário dos servidores Mauro Barbosa da Silva, Chefe de Gabinete do Ministro; Luís Tito Bonvini, Assessor do Gabinete do Ministro; Luís Antônio Pagot, Diretor-Geral do DNIT; e José Francisco das Neves, Diretor-Presidente da Valec; será formalizado a partir da próxima segunda-feira, 04/07, pela Casa Civil da Presidência.

No que diz respeito ao monitoramento da execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro dos Transportes informa ter tomado – a partir de janeiro, quando reassumiu a Pasta – as providências desejáveis ao aperfeiçoamento gerencial do programa, com vistas a reduzir custos de obras e da contratação de projetos. Tal preocupação atende não apenas a necessidade de efetivo controle sobre os dispêndios do Ministério, mas também a determinação de acompanhar as diretrizes orçamentárias do governo como um todo. Característica de sua passagem pelo governo federal em gestões anteriores e, obedecendo à sua postura como homem público, Alfredo Nascimento atua em permanente alinhamento à orientação emanada pela Presidenta da República.

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes. ”

Marielly Campos/ Band

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário