Salmão chileno recebe cor no Brasil


Durante o 12º Congresso de Agrobusiness, promovido pela Sociedade Nacional de Agricultura, no Rio, encerrado ontem,  o ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes afirmou em plenário que o salmão chileno é de cor cinza e que, para ostentar coloração rosada, recebe aplicação de uma tintura chamada astachantina e mais  um elemento fixador – motivos que levaram os Estados Unidos a impor sanções a esse produto de origem chilena.

Os Estados Unidos encaram o salmão chileno como um perigo para a saúde dos americanos.

A agricultura do salmão existe em diversas formas. O salmão pode ser cultivado no mar, onde a sua dieta é parcialmente natural, mas tambem com alimentos adicionais. Outro meio de cultivar o salmão é em tanques em terra. Neste caso eles nao comem uma dieta natural, mas recebem peixe alimentar. Entretanto, sem camarão ou outra fonte de astaxantina, o salmão permanecera branco. O consumidor não deseja isto, o que significa que a astaxantina terá que ser adicionada ao peixe alimentar.

A astaxantina é feita por várias espécies de alga e de plankton. Estes são ingeridos por muitas espécies incluindo os crustáceos aquáticos, entre estes encontram-se os camarões, que armazenam o pigmento na sua concha, resultando numa cor, côr-de-rosa avermelhado no seu exterior. Os crustáceos por posteriori são comidos por peixes (salmão, truta) ou pássaros (flamingo, ibis vermelho).

A Astaxantina é quimicamente feita de caroteno. Esta é a fonte mais comum de astaxantina para o alimento dos peixes. Outras possibilidades são: adicionando desperdício de camarão ou entao adicionando um pó feito de leveduras que produzem a astaxantina. Entretanto, os últimos dois métodos são consideravelmente mais caros, e é por isso que a astaxantina, feita quimicamente é pricipalmente a mais usada. Esta é quimicamente diferente (imagem no espelho da astaxantina natural) mas para o salmão ou para os homens não faz diferença nenhuma.

E nós, aqui, como ficamos?

Anna Ramalho

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • carlos souza do nascimento  On dezembro 13, 2012 at pm:52 pm

    Na verdade qual o melhor salmão para se ingerir o chines ou chileno .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: