Inventos: Seminário Porque Landell de Moura foi inovador?


Para comemorar o Ano da Inovação Padre Cientista Landell de Moura, a UFRGS realiza o seminário de extensão com o tema “Por que Padre Landell de Moura foi inovador?”.

A atividade é destinada à formação de estudantes universitários e de professores da educação básica e profissional, e também é aberta ao público em geral. As inscrições são gratuitas através do site do Museu da UFRGS.

Nascido em Porto Alegre, em 1861, Landell de Moura é considerado percursor do rádio, da televisão e do teletipo, entre outras descobertas importantes. A primeira transmissão da voz humana por onda eletromagnética, no final do século 19, foi feita por ele. Entretanto, na época, o padre gaúcho não obteve reconhecimento do governo e da população.

O Seminário será composto por quatro paineis que irão abordar os seguintes tópicos: Contexto sócio-cultural na virada do século XIX/XX,  Artes e Ofícios: ciência e tecnologia, Estado e Igreja: trajetórias de um padre cientista e  Comunicação: inovação e a construção da aldeia global. Os encontros serão realizados às 19h, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS. A curadoria é do professor Altamiro Susin.

Três mostras também fazem parte da programação. Nos dias do seminário, haverá no saguão do Salão de Atos uma exposição de rádios antigos oriundos do Museu do Rádio, equipamentos do acervo da Rádio da Universidade e uma estação de rádio do Clube de Radioamadores do Colégio Militar e da Escola Parobé. No dia 15 de agosto, às 18h, acontece a inauguração da estação radioamadora da Escola de Engenharia.

No dia 11 de setembro, será inaugurada no Planetário Prof. José Baptista Pereira, às 17h, a mostra itinerante “Por que Padre Landell de Moura foi inovador?”.  O projeto apresenta ao público paineis com informações sobre a história de Landell de Moura e vai estar disponível para o agendamento de escolas e instituições. O encerramento da programação acontece em 5 de novembro, das 9 às 17h, com uma mostra de experimentos, que também vai ser exibida no Planetário.

O evento é uma ação conjunta entre PROPESQ (Pró-Reitoria de Pesquisa) e PROREXT (Pró-Reitoria de Extensão), através do Museu da UFRGS e do Planetário Prof. José Baptista Pereira. São parceiros Salão de Atos da UFRGS, Rádio da Universidade, UFRGSTV, Museu do Rádio, Escola de Engenharia da UFRGS, Memorial Landell de Moura, Clube de Radioamadores do Colégio Militar de Porto Alegre, Clube de Radioamadores Clube de Radioamadores da Escola Estadual Técnica Parobé e Prefeitura de Porto Alegre.

Local de realização: Sala II do Salão de Atos da UFRGS, 19h, Dia 22 de junho de 2011 (quarta-feira) – Painel I – Contexto sócio-cultural na virada do século XIX/XX

Dia 08 de julho de 2011 (sexta-feira) – Painel II – Artes e Ofícios: ciência e tecnologia

Dia 08 de setembro de 2011 (quinta-feira) – Painel III – Estado e Igreja: trajetórias de um padre cientista

Dia 05 de outubro de 2011 (quarta-feira) – Painel IV – Comunicação: inovação e a construção da aldeia global

As atividades terão entrada franca, mas a emissão de certificados será feita mediante o recolhimento da taxa de R$ 4,00. Em breve, as inscrições estarão disponíveis no site do Museu da UFRGS: www.museu.ufrgs.br.

Contato para informações: Museu da UFRGS: (51) 3308-3390 ou 3308-4022.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: