Saúde: Semana Internacional da Tireoide


Com o objetivo de chamar a atenção da população para as doenças da tireoide, a Merck Serono, uma divisão da Merck, realiza, com o apoio da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), uma campanha de esclarecimento gratuito à população sobre os principais sinais e sintomas da doença. Semana Internacional da Tireoide, celebrada de 23 a 29 de maio, com eventos em 65 países

“Em geral, as doenças da tireoide são diagnosticadas tardiamente, depois de comprometer a qualidade de vida das pessoas”, observa o presidente da SBEM, Dr. Airton Golbert.

Em São Paulo, o evento será coordenado pelo Dr. Márcio Krakauer e pelo Dr. João Sergio de Almeida Neto. Durante a ação serão realizados exames gratuitos de palpação da glândula tireoide, por um especialista endocrinologista, além da distribuição de materiais educativos, que ajudam reconhecer os principais sintomas de distúrbios da tireoide, e ainda, folhetos informativos sobre Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Nódulos Tireoideanos.

De acordo com dados da SBEM, a tireoidite crônica, inflamação da glândula tireoide, afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo a causa mais freqüente de hipotireoidismo. O bócio, um inchaço anormal no pescoço devido a um aumento da glândula tireoide, pode ser causado pela carência de iodo no organismo, tendência genética, medicamentos e outras causas.

As doenças da tireoide acometem com maior freqüência as mulheres. Enquanto o hipotireoidismo atinge 3% da população adulta masculina, nas mulheres com mais de 45 anos, sua prevalência salta para 15%.

Além de São Paulo, as ações de esclarecimento sobre as doenças da tireoide serão realizadas no Rio, Recife, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Band

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: