Morre Norio Ohga o pai do CD


Norio Ohga, conselheiro e ex-presidente da Sony morreu neste sábado (23) aos 81 anos de idade, informou a empresa japonesa. A companhia diz que a causa da morte de seu executivo foi falência múltipla dos órgãos.

Ele foi um dos desenvolvedores do CD e ajudou a empresa na expansão do mercado de filmes e videogames domésticos.

Mesmo depois de deixar a presidência da companhia, cargo que ocupou entre 1982 e 1995, Ohga continuou a trabalhar na Sony como consultor.

Por meio de um comunicado, a empresa relembrou a carreira de Norio Ohga e sua contribuição para colocar a marca japonesa como uma das mais importantes do mundo.

– Antecipando o futuro potencial de formatos compactos de discos ópticos, ele dirigiu pessoalmente as iniciativas da Sony para explorar essa nova fronteira. Durante o desenvolvimento do CD, foram os instintos do senhor Ohga como um músico de formação que o levou a lutar por um formato de 12 centímetros, oferecendo capacidade de gravação suficiente em 75 minutos para permitir que os ouvintes pudessem usufruir a Nona Sinfonia de Beethoven sem interrupção.

A Sony descreve ainda como o CD foi importante e mudou o mercado de música.

– Essas negociações resultaram nas especificações CD que ainda hoje está em uso. Após a Sony comercializar o primeiro CD do mundo em 1982, as vendas cresceram rapidamente, e em 1987, os CDs, já tinham ultrapassado as vendas de LP, batendo recorde de vendas no Japão e mudando a forma como as pessoas ouvem música.

A História do CD:

Norio Ohga foi um dos principais criadores do Compact Disc (CD) na Sony. O formato começou a ser vendido em 1982 e em apenas cinco anos o formato superou as vendas do Long-Play (LP).

Além disso, segundo nota da companhia, o desenvolvedor colaborou para o desenvolvimento dos formatos MD, CD-ROM e DVD, o que ajudou na evolução do setor da tecnologia. Ohga era consultor e assessor da Tokyo Telecommunications Engineering Corporation, em 1953, quando entrou na Sony em definitivo no ano de 1959. O desenvolvedor pregava que a criação dos produtos deveriam ser ‘atrativos aos olhos dos consumidores’, com essa ideia contribuiu para o aprimoramento dos produtos da empresa japonesa e o fortalecimento da marca criada por Akio Morita no mundo.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: