Doação Livros: Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações


Em mais um evento comemorativo aos 150 anos do nascimento de Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações, serão doados livros sobre o padre-cientista. No dia 5 de abril, a entrega será feira à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul e também à Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE- RS). O evento será realizado às 11h, no auditório Luis Cosme da Discoteca Natho Henn (Rua dos Andradas, 736 – 4° andar).

Os livros são de autoria do jornalista Hamilton Almeida (foto acima) – Padre Landell de Moura: um herói sem glória – e da pesquisadora Vânia Maria Abatte –Confissões de um Padre Cientista. A entrega dos exemplares é uma promoção do Movimento Landell de Moura (MLM).

As homenagens envolvendo Landell de Moura integram entidades como o Museu do Rádio, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), a Associação Riograndense de Impresna (ARI), o Sindicato dos Jornalistas do RS, a Biblioteca Pública do Estado, entre outras.

O Movimento Landell de Moura (MLM) ampliou o prazo, até o próximo dia 30, da Campanha de Adesão em Massa, com o objetivo de angariar assinaturas para um abaixo-assinado eletrônico. O objetivo é o reconhecimento oficial dos feitos científicos de Landell. As adesões à lista podem ser feitas através do site: http://www.mlm.landelldemoura.qsl.br/.

Histórico:No ano em que se comemora o sesquicentenário de nascimento do Padre Landell de Moura, admiradores iniciaram uma campanha pelo reconhecimento oficial do seu pioneirismo. O inventor do rádio até hoje não recebeu reconheciento oficial pelo feito histórico. Um dos responsáveis por essa campanha é o pesquisador da vida do padre, Hamilton Almeida. O professor veio até Sergipe para pedir o apoio do Estado para o reconhecimento do inventor através de um abaixo-assinado eletrônico.

Em um café da manhã para imprensa o jornalista  Hamilton Almeida pediu aos presentes que se unissem a essa causa para o reconhecimento da história do Padre. “Buscamos que o governo se sensibilize através do abaixo assinado e que reconheça a história de Landell. Precisamos que a história desse cientista seja resgatada também nas escolas brasileiras”, justificou.

Ainda segundo o pesquisador Landell era um homem a frente de seu tempo, e que merece ser reconhecido pelo governo brasileiro, assim como Santos Dumont, o inventor do avião. “Landell não foi valorizado como merecia, ele sofreu uma injustiça na época”, disse.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: