Morre Affonso Camargo, o ‘pai do vale-transporte’


Morreu nesta quinta-feira em Curitiba, aos 81 anos, o ex-deputado federal Affonso Alves de Camargo Neto (PSDB). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do PSDB, por volta das 10h25. A causa da morte ainda não foi divulgada. Affonso Camargo era o mais antigo representante do Paraná no Congresso Nacional e ficou conhecido como “o pai do vale-transporte”, slogan que utilizava nas campanhas políticas.

Affonso Camargo não se reelegeu para deputado federal nas eleições de 2010 e decidiu se aposentar da vida política depois de 54 anos. Ele foi o deputado federal mais votado do Paraná em 2002.

Camargo chegou ao Congresso em 1978, mas a carreira política teve início em 1956. Ele exerceu o cargo de senador por duas vezes – o primeiro mandato foi como biônico durante a ditadura militar – e foi deputado federal por quatro legislaturas. Ocupou o cargo de vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga) e também foi ministro por três vezes.

Camargo foi indicado para ser ministro dos Transportes por Tancredo Neves. Com a morte de Neves, José Sarney manteve a indicação. Ele foi ministro dos Transportes e das Comunicações no governo do ex-presidente Fernando Collor.

Affonso Camargo também se candidatou a presidente da República, em 1989. Ficou em 11º lugar em uma disputa entre 22 candidatos. Recebeu 379.286 votos, ou 0,52% do total.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: