Veja terá que indenizar desembargador gaúcho


A revista Veja terá que indenizar o desembargador José Aquino Flores de Camargo em R$ 27.174,39. Camargo, que é o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, moveu a ação pela reportagem “Previdência: mexeram no meu queijinho”, publicada em 20 de agosto de 2003.

Quando a matéria foi publicada, o desembargador (foto) era o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Segundo a revista, ao falar dos “argumentos exaltados” de servidores públicos e opositores à reforma da Previdência, Camargo “chegou a comparar as mudanças nas aposentadorias e pensões às imposições de atos institucionais na ditadura. O quadro lista esse e outros exageros ditos pelos grupos de pressão anti-reforma ligados aos servidores”.

Além disso, a revista publicou uma foto de protestos em frente à Assembleia Legislativa, que usava balões de diálogo com críticas à reforma da Previdência. Para o desembargador, o uso de sua fala descontextualizada junto à foto de protesto, que “acabou em baderna e agressões ao patrimônio público – e que nada tem a ver com o ato público dos servidores, lhe causou constrangimentos junto a seus pares e à sociedade em geral”.

A juíza de Direito Nara Elena Batista, da 13ª Vara Cível de Porto Alegre, também alegou que a montagem induziu o leitor a acreditar que o desembargador era um dos líderes da manifestação.

Após recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal e ter o pedido negado, a Editora Abril interpôs Agravo de Instrumento, que será decidido pelo STF.

Espaço Vital.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Mario Silveira  On fevereiro 1, 2011 at pm:50 pm

    Há muito a Veja deixou de ser uma revista imparcial. Defende a quem interessa e de onde pode tirar vantagem. Fui assinante da dita revista e cancelei pelo fato das reportagens tendenciosa. Para mim esta deixou de ser fonte confiável de análise. Existem fontes melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: