Banrisul : o melhor banco para os clientes


O Banrisul é o único banco considerado excelente em valor percebido por seus correntistas. A conclusão é fruto do Estudo CVA de Bancos 2010, levantamento realizado pela consultoria CVA Solutions, que aponta a opinião dos consumidores quanto ao banco com quem mantêm vínculo, bem como percepção sobre a força das marcas das outras instituições financeiras. Entre outros resultados, a pesquisa demonstra ainda a eficácia das estratégias de recentes fusões do setor.

“O valor percebido diz respeito ao custo-benefício do Banrisul para seus clientes, nesse quesito eles avaliam muito bem a instituição”, afirma o sócio-diretor da CVA, Sandro Cimatti. De acordo com ele, a nota do banco gaúcho está 11% acima da média registrada pelas demais instituições do País. Enquanto a avaliação da Caixa Econômica Federal, segundo colocado na categoria de valor percebido, chega a 1,05 ponto no indicador do estudo, o Banrisul atinge índice de 1,11 ponto.

O segredo para o reconhecimento se concentra no posicionamento de forte proximidade com os clientes e nos investimentos em inovação e tecnologia feitos nos últimos anos, segundo o presidente do banco, Mateus Bandeira. “Além disso, o Banrisul tem uma característica que é a de ser ao mesmo tempo um banco público e rentável, com uma governança corporativa alinhada às melhores práticas de mercado”, destaca o dirigente. Ele acrescenta que o intenso alcance da rede em toda a região Sul do Brasil, onde o Banrisul atua com mais de 2 mil pontos de atendimento, é fator determinante para que os correntistas tenham a visão de estarem integrados a uma companhia diferenciada.

Apesar das honras observadas pelo Banrisul junto aos clientes, quando o assunto é força de marca a liderança na pesquisa alcançada é pelo Itaú-Unibanco. Com a consulta de 13 mil clientes em todas as capitais e principais cidades do País, a pesquisa demonstra que a instituição ganha em atratividade líquida, conquistando a preferência de 15,2% dos entrevistados. Em seguida aparece o Banco do Brasil (15,1%) e Banco Real (3,1%) no segmento standard. No segmento premium a maior força da marca foi do Itaú-Unibanco (28,0%), seguido do Real Van Gogh (10,6%) e Citibank (4,6%)

De acordo com sócio-diretor da CVA, os investimentos maciços em mídia são os grandes responsáveis pela valorização de marcas como Itaú-Unibanco. “Nesse capítulo o Banrisul não vai tão bem porque faz menos propaganda, a comunicação atende em menor escala o não cliente”, sugere Cimatti. Ele lembra que a presença em nível nacional de outros bancos faz com que os consumidores, independentemente da instituição onde são correntistas, associem e se lembrem mais das marcas.

A opinião é compartilhada com o presidente do banco estatal gaúcho. Bandeira reforça a ideia lembrando que grandes instituições investem pesado em mídia institucional, com exposição na televisão “nos chamados horários nobres”. Já o Banrisul, com foco na região onde mantém suas operações, investe menos agressivamente em estratégias nacionais, conseguindo, ainda assim, bom desempenho junto ao público. “O banco está trabalhando em um projeto para reforçar seu foco nas estratégias de marketing”, adianta Bandeira. Segundo ele, a expectativa é fortalecer a marca com base no posicionamento comercial e institucional do banco.

JC/ Banrisul

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